1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Aumento do Desemprego Leva Brasileiros a Buscar Empreendedorismo

enviar por email

22/02/2016

Por: Redação*

O aumento do desemprego e o agravamento da crise econômica, levou muitos brasileiros a buscar o empreendedorismo por necessidade. De acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo, a taxa dos empreendedores estreantes no Brasil em 2015 pulou de 29% para 44%.

"É o retrato do desemprego, obrigando o brasileiro a sair da sua zona de conforto e a enfrentar o risco de ser dono de seu próprio negócio", diz o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, a pesquisa, realizada em mais de 60 países, foi feita no Brasil entre setembro e novembro e fez 2.000 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais. 

De acordo com a pesquisa, em cada 10 brasileiros (entre 18 e 64 anos), quatro estão envolvidos ou possuem alguma pequena e média empresa. A pesquisa também revelou que o brasileiro busca setores mais tradicionais: alimentação, vestuário, turismo e serviços em geral.

Os especialistas ouvidos pela pesquisa disseram que o grande entrave para que o número de empreendedores não seja maior é a falta de crédito. Segundo eles, o custo do capital no país é elevado, as exigências de garantias são proibitivas e falta uma oferta de financiamento para esse setor da economia.

"Temos de livrar os empreendedores dos exterminadores do seu futuro: entraves e custos elevados das áreas fiscal e burocrática," disse Domingos.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...