1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Superfibra Incrementa Caloria na Alimentação de Cavalos Marchadores

enviar por email

18/11/2016

 Por: Redação*
 
Após a domesticação, o cavalo passou a ser utilizado em diversos segmentos, desde o trabalho em fazendas, policiamento, equoterapia, lazer e no esporte. O equino é um animal herbívoro não ruminante e sua alimentação é baseada na ingestão de fibras, que são produtos derivados da parede celular dos alimentos de origem vegetal.

Em virtude do aumento das exigências energéticas dos equinos em trabalho, houve a necessidade do incremento calórico em sua dieta. Primeiramente foi utilizado o amido proveniente dos grãos, mas o excesso deste componente pode impactar em distúrbios digestivos, tais como: cólicas, laminites (inflamações no casco) e miosites (inflamações nos músculos). Com o objetivo de minimizar os riscos destas enfermidades, foram incluídos óleos de origem vegetal, mas seu uso torna-se limitado em grandes quantidades, por causa da baixa palatabilidade.

A nutrição equina avançou na utilização de fibras com melhor composição de carboidratos. A pectina é considerada uma “superfibra” devido às suas características, tais como:
•         rápida fermentação, sendo melhor aproveitada pela microbiota do intestino grosso, gerando alta produção de energia, que é liberada de forma modulada de acordo com a necessidade do animal;
•         maior tropismo pela água, evitando desidratação e melhorando a termorregulação durante atividade física;
•         melhora do pH Cecal, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento das bactérias benéficas produtoras de ácidos graxos voláteis, que são fontes de energia e garantem segurança alimentar;

Os equinos marchadores são submetidos às provas de longa duração, variando de 40 minutos a duas horas, o que os enquadra nos exercícios predominantemente aeróbicos. Diferentes fontes produtoras de energia são utilizadas por este tipo de modalidade equestre: carboidratos, gorduras e fibras, sendo o primeiro responsável pela maior proporção desta geração nos vinte minutos iniciais e os dois últimos são estoques energéticos, que passam a ter maior participação após esse período. O condicionamento físico ideal irá proporcionar o aproveitamento adequado destas fontes, evitando assim a depleção das reservas e consequente fadiga muscular.

A Guabi Nutrição e Saúde Animal, com foco na qualidade de vida, no bem-estar e na performance do animal, apresenta ao mercado brasileiro de equinos todos os benefícios nutricionais da polpa de beterraba, que é rica em pectina. GuabiTech Beet contem 16% de polpa de beterraba ( com maior inclusão do mercado), óleo vegetal, milho laminado e pelete desenvolvido para um melhor desempenho dos cavalos atletas.
 
Sobre os autores: Rafael Duarte da Fonseca é médico veterinário e  Supervisor Técnico de Equinos da Guabi nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais. Luzilene Araujo de Souza é médica veterinária e Supervisora Técnica de Equinos da Guabi no nordeste.

A equipe Guabi está presente no Marchador Fest, que acontece no Estacionamento do Shopping Vitória, localizado na Avenida Américo Buaiz, 200, no Enseada do Suá, em Vitória /ES e no 30º Campeonato Brasileiro de Marchas (CBM), que acontece no Parque de Exposições Carapina, na Rod. BR-101 Norte Contorno, no Km 01, em Serra – Região Metropolitana de Vitória – ES, até amanhã, dia 19 de novembro.

Com informações da LN Comunicação: Lucia Nunes – diretora e jornalista responsável
Cinthya Ramos – assessora de imprensa júnior (11) 4332.4120 / 99968.4105 / luciacomunicacao@uol.com.br / www.lncomunicacao.com.br ou pelo telefone 
(11) 34533553.


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...