1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Entrevista Bruno Lamas

enviar por email

08/09/2015

Folhadiária - O sr. foi vereador na Serra com um mandato reconhecido e muito elogiado pelos serranos. Fator importante para sua eleição para Deputado Estadual. Quais serão seus desafios durante esta nova fase de sua carreira?

Bruno Lamas - Trago aqui para a Assembléia Legislativa do ES os mesmos princípios éticos que pratiquei nos meus mandatos de vereador. 80% dos meus votos foram de eleitores da Serra. Represento o Estado e sobre tudo a Serra, pois tenho o orgulho de falar em nome de quase meio milhão de serranos e lutar por eles.
Os palanques precisam ser desmontados. Todos devem colocar as mãos na massa. Sobre as dificuldades digo que não é fácil, principalmente sendo novato e de um palanque que não elegeu o governador. O PSB é minoria na Casa, mas tenho mostrado minhas intenções e minha vontade de produzir. Tenho mantido diálogo com as secretarias e espero parceria do governador, a fim de buscar apoio para melhorar a vida dos capixabas e dos serranos. 

Folhadiária - Qual ou quais comissões legislativas o sr. participa?

Bruno Lamas - Estou como 4º Secretário na Mesa Diretora; sou vice-presidente da Comissão de Educação, em que pautará muitas ações de seu mandato e membro da Comissão de Meio Ambiente. Além disso faço parte das Comissões de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Contas; Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado; e na de Ciência e Tecnologia. Também sou presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Micro e Pequena Empresa; presidi a Comissão Especial que apura as obras do Kleber Andrade e dos Campos Bom de Bola I e II. 
  
Folhadiária - Quais ações ou projetos do seu trabalho nessas comissões o sr. gostaria de destacar? 

Bruno Lamas - Ao todo são 18 proposições de alcance positivo apresentadas na Ales em oito meses de mandato. Algumas cito abaixo: 
Limite de tempo de atendimento em Cartórios do Estado - Projeto de Lei 127/2015 que estabelece limite de tempo de atendimento ao público pelos serviços prestados pelos cartórios de registro e de notas.
Temos o de Combate às drogas - Projeto de Lei 87/2015 que exige a veiculação de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows realizados no Estado.
Valorizando os talentos da terra - Projeto de lei 120/2015 que obriga a contratação de músicos ou grupos musicais na abertura de shows musicais nacionais e internacionais que forem realizados no Estado do Espírito Santo. Na Serra essa Lei já é praticada, a autoria é também de Bruno Lamas, que na ocasião de sua aprovação era deputado.
Mais atenção ao doador de medula óssea - Projetos de Lei 313/2015- Defende o pagamento de meia entrada para doadores de medula óssea em espetáculos teatrais e musicais, exposições de arte, exibições cinematográficas, eventos esportivos, de lazer.
Projeto de Lei 213/2015 - Isenta o doador de medula óssea, devidamente cadastrado, do pagamento de taxa de inscrição nos concursos públicos realizados no Estado do Espírito Santo, conforme especifica.
Tem também a Proposta de Emenda Constitucional, 18, que altera o artigo 229 da Constituição Estadual. Vimos que a legislação atual não permitia que maiores de 65 anos, menores de cinco anos e deficientes físicos viajem de uma cidade para a outra, gratuitamente dentro do nosso Estado dai elaborei essa PEC, visando corrigir tal injustiça.
Estamos também na luta pelo parcelamento em até 10 vezes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA. O projeto tramita pela casa de Leis.

Folhadiária - Como o sr. avalia o apoio do Governo Federal para a sua região?

Bruno Lamas - O governo Federal é ausente. Está envolvido em um crise política, econômica e moral. Registro o apoio do deputado federal Paulo Foletto, que mesmo não sendo da Serra, destinou R$ 1 milhão em emendas para investimentos para a cidade.
 
Folhadiária - Sabemos das grandes dificuldades dos municípios para equacionar  receitas e demandas da população por serviços e investimentos. Como o sr. avalia a contribuição que  o Governo Estadual efetivamente presta às administrações municipais na solução  desse desequilíbrio? Em que períodos o Governo Estadual foi mais presente?

Bruno Lamas - O Estado alegando ajuste da máquina pública não realizou ainda os investimentos que pretendia realizar ao longo deste ano. A presença do Governo é fundamental para o desenvolvimento da Serra. Nosso trabalho é no sentido de viabilizar obras estruturantes: Contorno do Mestre Álvaro; Faça Fácil; Recapeamento da Norte e sul; Rodovia ES 010, reforma e construção de escolas e Revitalização de Laranjeiras, entre outras. 

Folhadiária - O Sr. é um quadro jovem mais já muito importante no PSB, partido que agora é presidido pelo Deputado Paulo Foletto, também um quadro histórico do PSB. Como o sr. avalia o potencial desse partido, de militância forte,  nas próximas eleições municipais?

Bruno Lamas - Temos hoje 22 prefeitos e dezenas de vereadores. O partido sofrerá baixas com filiações, porém se planejou e se organizou para essa nova realidade. Certamente sairá grande do processo eleitoral que se aproxima. Renato Casagrande é o líder desse processo. 
 
Folhadiária - E particularmente na Serra?

Bruno Lamas - Na Serra teremos candidatura para prefeito e vamos eleger 4 vereadores.

Folhadiária - Sabemos que uma de suas bandeiras é a implantação do ensino superior estadual, tanto que incluiu uma emenda no Plano Estadual de Educação com esta indicação. Por que o Sr. adotou essa bandeira?

Bruno Lamas - O Estado é o único Estado do sudeste que não tem Universidade Estadual. A educação é prioridade e essa (universidade) é uma de nossas bandeiras, vamos cobrá-la.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...