1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Livro e Exposição Celebram 40 Anos de Carreira de Ronaldo Barbosa

enviar por email

21/08/2017

 Da: Redação*

O encontro da arte e do design e a capacidade de fazer conexões culturais entre o Brasil e o mundo são algumas marcas do trabalho de Ronaldo Barbosa, um artista nascido no Estado do Espírito Santo, no Brasil, que com toda pluralidade de sua obra completa 40 anos de carreira, em plena atividade e vigor.

Pioneiro do design no Estado e uma das principais referências na arte contemporânea, o artista capixaba, designer e gestor cultural, celebra as quatro décadas do seu percurso profissional com um pacote de homenagens preparado em parceria com um time formado por grandes nomes do cenário cultural do Brasil. A exposição “RB 40 Anos de Arte e Design”, foi aberta na última quinta-feira (17) no Palácio Anchieta (sede do Governo), com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, do Instituto  de Ação Social e Cultural - Sincades e das empresas Vale (até 2007 era Companhia Vale do Rio Doce – CVRD, que é uma mineradora multinacional) e ArcelorMittal S.A.( que é um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço  formado em 2006, a partir da fusão da Mittal Steel Company e da Arcelor).
 
No mesmo dia da abertura da exposiçao, foi lançado o livro “RB 40 – Ronaldo Barbosa, 40 anos de Arte e Design”, escrito a quatro mãos pela jornalista especializada em design e ex-diretora do Museu da casa Brasileira, Adélia Borges   e pela historiadora Élida Gagete, ambas de São Paulo-Brasil. A publicação contempla fotos, desenhos, projetos e depoimentos de várias personalidades brasileiras, como os artistas plásticos Shirley Paes Leme e Hilal Sami Hilal; as empresárias Maria Alice e Letícia Lindenberg, da Rede Gazeta; Fábio Brasileiro, diretor da Vale; os designers Verónica Teicher e Flavio Lins de Barros, entre outros.

O projeto do livro foi realizado por meio da Lei Rouanet, patrocinado por um pool de grandes empresas privadas e públicas brasileiras: Vale, Grupo Águia Branca, Mafrical, Cesan e Bandes. A publicação também conta com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo e da ArcelorMittal. A produção executiva, de ambos os projetos, é da profissional Érika Kunkel Varejão, do Instituto Modus Vivendi. Já o projeto expográfico da exposição e o projeto gráfico do livro foram desenvolvidos pelo Studio Ronaldo Barbosa.

Produção de RB

A trajetória de RB sempre foi cosmopolita. Ele tem uma excepcional habilidade para lançar mão do que é local e transformar em uma linguagem universal. Foi assim lá atrás, na década de 80, quando era professor da Universidade Federal do Espírito Santo -  Ufes nos cursos de Arquitetura e de Design e lançou o vídeo Graúna Barroca, que rodou o mundo arrebanhando premiações. E é assim até hoje na gestão cultural do Museu Vale, que é considerado uma referência em arte contemporânea no País.

Seu escritório se tornou um dos mais importantes do país no ramo do design de exposições culturais, de implantação de museus temáticos e de centros de memória, acumulando projetos para instituições de prestígio Brasil afora. No desafio de criar museus, deu uma linguagem diferenciada, como o caso do Museu Vale, que está sob seus cuidados há 19 anos. E depois deste, vários outros projetos foram implementados pelo designer, artista plástico e multimaker.

É dele a autoria de museus no Brasil como o do Náutico, no Farol da Barra, em Salvador, o Museu da Liturgia, em Tiradentes (MG), e Museu da Cachaça, em Salinas (MG). Também criou os Centros de Memória Ultragaz (SP), Açúcar União (SP), MRN (Porto Trombetas, Pará), Chocolates Garoto, Banestes e Águia Branca (ES). Todos eles serão representados, tanto no livro quanto na exposição, a partir de detalhados projetos expográficos.

A atuação como designer deu início em 1975, ano de sua formação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) do Rio de Janeiro, sendo o primeiro capixaba a se formar na área. Foi um dos fundadores do curso de Desenho Industrial da Ufes, onde deu aula por 27 anos. Não demorou para começar a se dedicar à criação de marcas. Poucos designers do País podem ostentar a criação de mais de duas centenas de marcas. Todas, sem exceção, estão no livro e poderão ser conferidas na exposição.

Na celebração de sua carreira, Ronaldo Barbosa apresenta trabalhos artísticos e de design desenvolvidos nas últimas quatro décadas, desde os primeiros desenhos até os dias de hoje, incluindo uma expressiva série de obras atuais que tem sido produzida em seu ateliê, no Morro do Canário, em Aracê, Pedra Azul, região serrana do Espírito Santo.

Resgatador de histórias

A preocupação de Ronaldo Barbosa de se aproximar ainda mais da identidade cultural capixaba começou a partir de sua ida para Pedra Azul, há 21 anos. Lá, passou a se interessar pela rica história da imigração pomerana e italiana no Estado, criando a residência do artista no Morro do Canário e dando um novo uso a uma casa pomerana de 120 anos, transportada e reconstruída para a sua propriedade. Com o objetivo de preservar este importante patrimônio, há 15 anos Ronaldo vem adquirindo construções de arquitetura vernacular, sendo um grande defensor da manutenção destas casas e da cultura local.

Além disso, atua como presidente do conselho deliberativo do Instituto Jutta Batista da Silva, do qual é voluntário há mais de 20 anos e também conselheiro do IBRAN (Instituto Brasileiro de Museus). Tudo isso e muito mais poderá ser conferido nas 360 páginas do livro, que contou com um ano de pesquisas e entrevistas.

 Sobre a exposição

Toda a história contada no livro poderá ser conferida na exposição do Palácio Anchieta, que ficará em cartaz até o dia 12 de novembro. Na mostra, o público conhecerá as fases mais marcantes do artista e designer e terá a chance de viver uma experiência repleta de surpresas, atrelada à história do Espírito Santo e de outros estados.

A produção de Ronaldo, cuja obra faz parte do capital econômico dos anos 80, ocupará sete salas do Palácio. O fio condutor da mostra será o desenho, que transita por sua trajetória como designer e artista. Todos os seus projetos passam primeiramente pelo desenho e depois é que tomam forma nos processos tecnológicos. “O desenho é uma constante em minha carreira. Cada trabalho feito até hoje começou a partir de um desenho”, conta Ronaldo. 

As instalações serão compostas por um acervo cuidadosamente selecionado pelo próprio Ronaldo e por sua equipe do Studio RB, que ajudou na seleção dos projetos de design. Cerca de 50 obras vão representar sua produção artística desde 1969 até os dias de hoje, incluindo peças de acervos particulares, como dos colecionadores Marcio Espíndula e Fernando Nyder e das empresas Fibria e ArcelorMittal. A exposição também apresenta trabalhos produzidos para a Davies Long, Galery, uma importante galeria de Los Angeles, onde Ronaldo viveu e trabalhou na década de 80.

Em um painel de 18 metros lineares serão expostas todas as marcas criadas pelo Studio Ronaldo Barbosa – 250 ao todo. Entre elas, dois cases icônicos do Estado: as reformulações das marcas da TV Gazeta (2006) e do Banestes (2012). Também serão expostos os projetos de design dos museus.

Outros trabalhos poderão ser revisitados, como o Espaço Brasil na França, um projeto realizado em Paris em 2005, os projetos dos Centros de Memórias (Garoto, Ultragaz, Águia Branca, Mineração do Rio do Norte, CST, Fundação Dom Cabral e Coopersucar União).

A mostra será aberta com trabalhos atuais de Ronaldo. As obras em papel fabriano feitos com lápis de cor, grafite e bastão a óleo tratam de uma espécie de crônica da vida social contemporânea. Outro momento marcante será a Suíte Pedra Azul, série de cinco desenhos do cartão postal capixaba, uma revelação do olhar contemplativo e de reflexão que Ronaldo tem sobre seu refúgio capixaba.

Na última sala será exibido um vídeo produzido por Lupino e ClaraBoia. Para produzir o material e entender o resgate da arquitetura rural do Estado, a equipe passou por uma imersão na montanha e acompanhou o cotidiano do ateliê de Ronaldo.

Também serão apresentados os mais recentes trabalhos desenvolvidos em conjunto com comunidades de artesãs espalhadas por onze municípios da região serrana do Estado, que fazem parte do Instituto Jutta Batista da Silva. São mais de mil mulheres que trazem de seus descendentes europeus, sobretudo italianos, um vigoroso espírito de coletividade.

Ao longo da mostra serão realizadas visitas guiadas e trabalhos com escolas, com a ajuda de monitores, que vão dar um significado também didático ao material artístico de Ronaldo Barbosa. Será, sem dúvida, uma rica viagem pelos 40 anos da trajetória deste capixaba, um dos mais expressivos profissionais da arte e do design no cenário brasileiro.
 
Exposição e lançamento do livro RB 40 – Ronaldo Barbosa, 40 anos de Arte e Design” Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, Vitória, ES.
Período: de 18 de agosto a 12 de novembro de 2017 
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas. Entrada gratuita e  Livre.
Com informações da Secom-ES e  Foto  de Pedro Dutra/Secom-ES.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...