1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Alta do Algodão Momento Ideal Para Produtores Realizarem Vendas

enviar por email

17/05/2017

Da: Redação*

Uma alta dos negócios do algodão na Bolsa de Nova York (EUA) marcam o atual momento para a commodity, com repercussão já nos preços do mercado interno. Entretanto, para Arlindo de Azevedo Moura, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), essa alta não deve ser consistente, uma vez que é baseada apenas em volume financeiro, com fundos de investimento comprando contratos de algodão.

Por outro lado, Moura acredita que este é um momento ideal para que os produtores realizem vendas e travem preços para a safra 2017/18, embora os fundamentos não reflitam os preços expressos em Nova York. Os estoques mundiais são elevados, mesmo com consumo abaixo da produção nos últimos três anos.

O Brasil possui pouco estoque. Logo, as vendas realizadas à este preço devem ser, em grande parte, referentes à nova safra. Com a entrada da colheita em julho, os preços podem voltar a ter uma queda em função da disponibilidade do algodão.

Os preços atuais são remuneradores e, para quem possui uma produtividade acima de 1500kg por hectare, a rentabilidade se torna mais atraente do que a soja, o milho e o girassol. A demanda pelo algodão brasileiro também é forte, já que ele também é reconhecido como um dos melhores do mundo, equiparado com o algodão norte-americano e inferior apenas ao algodão australiano. Segundo Moura, muitos clientes gostam de fazer blends com os algodões das três origens.

Para a próxima safra brasileira, a produtividade deve vir em alta. Houve uma redução de 3% na área plantada, mas a produção deve ser 20% maior. Se não chover até a época da colheita, a qualidade será muito boa, como conta o presidente.

 

Passagens Aéreas Internacionais Até 44% Mais Baratas em Fevereiro e Março

Janeiro costuma ser um dos meses do ano mais procurados pelos viajantes, devido à festa de Réveillon bem como as férias. Essa alta demanda pode contribuir...


Consumidores Querem Reduzir Gastos em Dezembro

De acordo com os dados do Indicador de Propensão ao Consumo calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)...


Mais de 21 Milhões de Jovens Desempregados na América Latina

Cerca 21 milhões de jovens estão desempregados na América Latina e o índice de desemprego entre jovens é, em média, três vezes maior do que o verificado entre adultos...