1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Mais de 21 Milhões de Jovens Desempregados na América Latina

enviar por email

04/12/2017

Da: Redação*

Cerca 21 milhões de jovens estão desempregados na América Latina e o índice de desemprego entre jovens é, em média, três vezes maior do que o verificado entre adultos. A educação está fora do alcance de 69% deles e México e Colômbia são os países que apresentam os piores índices. Os dados foram apresentados hoje (4) por Lyana Latorre, Diretora Sênior de Engajamento e Responsabilidade Social Corporativa da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina, durante o “1º Fórum Acreditamos nos Jovens”, no auditório do MUBE, em São Paulo. O objetivo do evento é refletir sobre os modelos de educação, mercado de trabalho para os jovens e os perfis de cada um.
 
Diante desses resultados, o McDonald’s, maior gerador do primeiro emprego no Brasil, criou um programa para apoiar os jovens para o início de sua jornada profissional. “Não queremos projetos grandes e sim profundos, que motivem e mexam com as pessoas de alguma maneira. Somos uma empresa de gente e nossa crença é na juventude”, afirmou.
 
Por isso, a empresa desenvolveu um programa que orienta os jovens desde o processo de se candidatar a um posto de trabalho, se preparar para o relacionamento profissional com colegas de empresa, abertura de conta bancária até entender, como compatibilizar seu planejamento profissional aos anseios pessoais. Mesmo que permaneça por um curto período na organização, o jovem recebe também cursos de qualificação, por exemplo, em Gastronomia, Formação em carreira em TI e, se prepara até mesmo, para o empreendedorismo.
 
Lyana destacou alguns dados de recentes trabalhos desenvolvidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Chamou a atenção, por exemplo, o índice de que 81% dos jovens latino-americanos se queixam de serem exigidos de “experiência anterior” quando procuram o primeiro emprego.
 
“Essa queixa tem todo sentido. Como cobrar experiência no primeiro emprego?”, afirmou. Ela citou ainda que 40% dos empregadores da região manifestam “falta de competência” entre os jovens. Durante o dia, estão sendo distribuídas informações sobre os principais temas debatidos durante o “1º Fórum Acreditamos nos Jovens”.
 
Para acessar todas as notícias relacionadas ao fórum, acesse: http://forumacreditamosnosjovens.com.br/imprensa/

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...