1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Capixabas Encontram Adesão em Minas Para Barrar à Importação de Café

enviar por email

21/12/2016

 Por: Redação*

Representantes de cafeicultores do Sul de Minas Gerais se reuniram na última segunda-feira (19) na cidade de Varginha para discussão da ameaça de importação de café verde por parte do Governo Federal. O deputado federal Evair de Melo (PV-ES) esteve no encontro e confirmou que os cafeicultores mineiros, assim como os capixabas, são contra a importação e afirmam que há café suficiente em estoque para abastecer a indústria.

“Saio desse encontro com os cafeicultores mineiros convicto que a adesão deles aos produtores capixabas, que repudiam a importação, é a posição correta e não abriremos mão de lutar contra essa ameaça do café estrangeiro. Essa pressão que as indústrias de café solúvel estão fazendo sobre o Governo Federal para a liberação de importação é pura especulação. Elas alegam falta de produto e essa alegação não procede porque há estoque suficiente para as indústrias”, afirmou o deputado.

Ao final do encontro foi elaborada uma carta dirigida ao ministro da Agricultura Blairo Maggi em que, entre diversas observações, ressalta que importar sem uma política definida previamente e somente porque nesse momento existe uma pseudo falta de café para a indústria de solúvel é uma atitude imprudente.  De acordo com o documento assinado pelos representantes de vários órgãos do setor cafeeiro de Minas Gerais, é preciso, em conjunto, definir uma política que valha para o presente e futuro, e não gere especulações sobre a produção e os preços do produto nacional no mercado  interno e exportação.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...