1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

A Engenharia e as Cidades Brasileiras

enviar por email

13/06/2016

Por:Redação*

O evento “A engenharia e as cidades brasileiras” será promovida pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e pelo Clube de Engenharia, no dia 29 de junho, no Rio de Janeiro. Em pauta está a urgência em se resgatar a engenharia pública na gestão das cidades brasileiras e o seu papel para garantir bem-estar à população e desenvolvimento local. O debate contará com a participação de profissionais, especialistas, autoridades e lideranças da engenharia nacional.

No evento, será lançada a edição “Cidades” do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” (www.crescebrasil.org.br), que, neste ano de eleições municipais, pretende oferecer aos candidatos propostas para a boa gestão das localidades. A edição "Cidades" abordará temas como finanças, mobilidade e transporte, saneamento básico, habitação, iluminação e internet pública.

Além do projeto "Cresce Brasil", o debate integra o movimento “Engenharia Unida”, que defende a valorização da profissão, destacando os engenheiros como protagonistas para o crescimento e desenvolvimento, inclusive na gestão pública. “Resgatar a engenharia na gestão pública significa fazer com que as funções técnicas sejam ocupadas por profissionais habilitados. É preciso fazer bem e de forma planejada; os parcos recursos disponíveis nos cofres públicos não podem ser desperdiçados com improviso e amadorismo. Ainda menos aceitável que gastar irresponsavelmente é expor a população a riscos que a boa engenharia certamente pode evitar”, defende Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da FNE.

No dia 29, às 14h, Pinheiro e o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino Pereira, farão a abertura do evento, que será seguida pelo painel “Desafios das cidades brasileiras: desenvolvimento e qualidade de vida”, com a participação de Vicente de Paula Loureiro, diretor executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro, e de Luiz Edmundo Costa Leite, secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo do Município de Duque de Caxias.

O segundo painel, “Resgatar a engenharia na gestão pública”, contará com a presença de Nilo Ovídio Lima Passos, presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj) e de Antonio Octaviano, diretor de Extensão do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), entre outros palestrantes. Confira a programação completa no link: http://goo.gl/kKNvIk. (Informações de Renata Dias - renata.dias@comuniquese2.com.br)

Mais de 300 Mil Professores Brasileiros Utilizam Dados Para Planejar Aulas

A educação baseada em evidência já é realidade no Brasil. Nos últimos anos, startups de tecnologia da educação têm trabalhado no cruzamento e sistematização de dados educacionais que antes eram subutilizados e pouco acessíveis às escolas brasileiras...


Orientações e Cuidados Especiais Com Cadelas e Gatas Prenhas

Você já parou para pensar em quantos cuidados as mulheres devem ter antes, durante e após a gestação? Muitas das orientações dadas às mulheres gestantes servem também para os cuidados com cadelas e gatas prenhas...


Sistema Etapa Realiza em Vitória o Painel de Educação Atual

O Sistema Etapa realiza, depois de amanhã, dia 11, em Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, no Brasil, um Painel de Educação Atual, com palestras que tratam de temas do ramo educacional...