1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Allianz dá Dicas Para Evitar Roubos e Furtos Durante as Férias

enviar por email

10/01/2017

Por: Redação*

 O número de roubos e furtos em casas de veraneio aumenta cerca de 10% durante o verão, aponta o diretor executivo de sinistros da Allianz Seguros, Laur Diuri. Com base nos sinistros mais comuns, no litoral ou no campo, a seguradora elaborou uma série de dicas que auxiliam o segurado a evitar roubos e furtos durante a viagem.

No Estado do Espírito Santo que é muito procurado pelos mineiros durante as férias, os índices de roubos e furtos aumentam significativamente, inclusive muitos deles seguidos de mortes. Essas dicas são importantes não só para os mineiros, mas também para  os capixabas, como também turistas de outros estados.
 
Métodos dos ladrões

 Os assaltantes costumam utilizar mulheres e crianças para observar os moradores, em especial, os turistas em suas casas. Para disfarçar, esses “olheiros” geralmente pedem alguma coisa para o morador e vão embora. Eles transmitem tudo o que observaram para os ladrões, como o número de pessoas, o modelo do veículo, se a família mantém o portão aberto e se tem o costume de conversar na calçada.

 Os furtos geralmente são praticados por assaltantes de bicicletas, motos ou a pé, sempre acompanhados. Nos assaltos a residências, durante o dia ou à noite, os ladrões armados costumam surpreender os turistas na chegada ou saída da residência. Em seguida, após recolherem os pertences de maior valor, utilizam o veículo da família para fuga. Preferem furtar ou roubar eletrodomésticos, armas, DVDs, vídeo games, cheques, dinheiro e celulares.

Ao chegar de viagem, nunca tire seus pertences na rua. Procure descarregar o veículo dentro da garagem para evitar que pessoas estranhas saibam o que você trouxe. Não deixe objetos (bolsas, sacolas, óculos, celular) sobre os bancos. Se possível, mantenha o alarme sempre acionado. Não deixe o carro e vidros abertos, mesmo que o afastamento seja por pouco tempo e de pequena distância.

 Não deixe portões abertos e objetos (bicicleta, brinquedos e bolsas) em locais de fácil acesso. Evite ficar conversando na porta, mesmo que esteja em grupo. Se possível, quando for à praia ou se ausentar da casa de campo, deixe alguém na residência ou comunique sua ausência a um vizinho de confiança, deixando seus contatos, como telefone celular.
 
Evite deixar que as janelas da casa sejam “vitrine” para os objetos de valor no interior da casa. Não deixe jóias e dinheiro dentro da casa, mesmo que seja em um cofre. No período da viagem, utilize cofres de bancos ou empresas privadas. Ao chegar na residência, tenha atenção e entre rapidamente. Caso haja algum suspeito, não entre. Dê algumas voltas e ligue para a Policia Militar no telefone 190.
 Feche bem as portas e janelas, mesmo que tenha que sair por pouco tempo. Se for possível, reforce as portas com fechaduras auxiliares. Mantenha uma luz externa ligada durante a noite. Se notar a presença de pessoas suspeitas, ligue imediatamente para o telefone 190. Lembre-se de que os “ladrões de ocasião” optam por residências cujo acesso é mais fácil, com menos itens de segurança. Em hipótese alguma reaja a um assalto.

Com informações da Virta Comunicação Corporativa -Larissa Marçal – larissa.marcal@virta.inf.br - 11 3894-2427

Orientações e Cuidados Especiais Com Cadelas e Gatas Prenhas

Você já parou para pensar em quantos cuidados as mulheres devem ter antes, durante e após a gestação? Muitas das orientações dadas às mulheres gestantes servem também para os cuidados com cadelas e gatas prenhas...


Sistema Etapa Realiza em Vitória o Painel de Educação Atual

O Sistema Etapa realiza, depois de amanhã, dia 11, em Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, no Brasil, um Painel de Educação Atual, com palestras que tratam de temas do ramo educacional...


Sem Perder o Foco

CEO da ProfitCoach, Eliana Dutra fala sobre a importância de metas reais para alcançar o sucesso nos negócios e na carreira...


Estado Tem Agora Sua Associação de Personal Trainers - AESPT

Um grupo de profissionais criou aqui no Estado a Associação Espírito-santense de Personal Trainers – AESPT, que passou a ser a quinta entidade no Brasil...


Biomas: Mobilização Deve Ser Arma Contra Destruição

Os setores organizados da sociedade precisam se mobilizar amplamente contra a destruição do meio ambiente, que ameaça os cursos de água, a fauna, a flora e a vida de todos os brasileiros...


Ver mais