1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

A Influência da Liderança Nas Questões de Sustentabilidade

enviar por email

25/10/2017

Da redação*

No mundo corporativo, a preocupação com os princípios da sustentabilidade tem ganhado força há alguns anos. Principalmente após a Primeira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972 que tratou do tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento”, em Estocolmo, na Suécia.
 
Desde então, o conceito tem ganhado força e mobilizado empresas do mundo todo na busca de práticas na preservação e conservação do meio ambiente e seus recursos naturais. Dentro desse paradigma, o papel da liderança dentro das empresas tem um papel importante ao incorporar a discussão de sustentabilidade em sua estratégia de crescimento no mercado.
 
“A liderança estratégica, a atitude e a mentalidade estão normalmente relacionadas ao conceito de sustentabilidade e a sua progressão. Atualmente, a sustentabilidade se tornou um tema essencial com responsabilidade social independente do escopo do empreendimento”, afirma Cléber Guimarães, diretor de qualidade.
 
Dentre os benefícios obtidos por meio dessa jornada rumo à sustentabilidade, o profissional afirma que essa percepção pode ser subjetiva e de grande valia a longo prazo. “A sustentabilidade promove o suporte em algum processo ou tarefa que envolva bom senso dos recursos naturais do planeta, tais como: água, florestas, e etc.”, esclarece.
 
De forma geral, pode-se perceber que as empresas em todo o mundo estão se aprofundando ainda mais no tema e promovendo uma conscientização para o equilíbrio do uso dos recursos naturais. Em uma escala global, as grandes corporações têm se tornado referência para outras organizações e a temática da sustentabilidade que antes era percebida como agregadora, poderá se tornar, muito em breve, uma exigência para novos negócios.
 
“Observo que estamos amadurecendo cada vez mais a conscientização voltada para a Sustentabilidade Ambiental e Ecológica, Empresarial e a Social de forma futurista. Porém, chegaremos a um momento em que se tornará tecnicamente obrigatória”, aponta.

 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...