1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Intercâmbio Estudantil na Rússia Passa a Ser Um Dos Destinos Preferidos

enviar por email

22/07/2016

Por: Redação*
 
Com a crise instalada no país, alguns estudantes universitários se beneficiam do momento para enfrentar o desafio de estudar em outros países, entre os quais a Rússia. A região é escolha certeira para os alunos que buscam o diploma do curso de medicina, já que possui uma das melhores universidades na área, a Médica Estatal de Kursk, única no ensino totalmente em inglês. No processo de Revalida, 80% de seus alunos que voltam ao Brasil passam na primeira tentativa.
 
Quem está correndo atrás desse objetivo é a capixaba, Priscila Soares Aguiar, 23, que segue para a universidade europeia em agosto. A aluna foi aprovada no processo seletivo realizado pela Aliança Russa, representante oficial das universidades russas no Brasil, que consiste na checagem de documentos e entrevistas. Caso o aluno não tenha conhecimento da língua inglesa, na qual o curso é lecionado, é preciso passar pela faculdade preparatória.
 
A estudante de Vitória (ES) está na expectativa para enfrentar esse novo desafio. “Eu acho que vai ser incrível. Como a cidade recebe vários jovens estudantes, terão muitas outras culturas para conhecer e espero aprender todas elas”, afirma.
 
Quando a jovem se informou melhor sobre a possibilidade de estudar no exterior, não teve dúvidas em relação à sua escolha. “Eu tenho uma amiga que foi na turma de fevereiro e ela me falou muito bem do curso. Após quatro anos de vestibulares por aqui, eu pensei que poderia ser uma boa oportunidade”, explica Priscila.
 
Em relação ao apoio dentro de casa, a moça explica que sempre teve sua avó-mãe do seu lado, a incentivando. “Minha avó foi a primeira pessoa a me apoiar. Ela disse ‘esse é seu sonho, vai atrás dele’, e realmente esse é o sonho da minha vida”, conta. A jovem ainda planeja seu futuro profissional ao lado da família. “Aqui no Brasil eu só tenho minha avó, então existe a possibilidade de ela ir morar fora do país comigo. Posso construir uma família em qualquer lugar do mundo”, completa.
 
Priscila se diz tranquila quanto à sua adaptação. “No início vai ser um pouco difícil, mas como sou uma pessoa organizada e estudiosa, acredito que vai dar tudo certo, mesmo sabendo que terei que estudar bastante durante o curso”, finaliza.
 
Baixo custo - Mesmo com a conversão do dólar, cursar medicina na Rússia ainda é um ótimo investimento. Isso porque o governo russo subsidia os alunos estrangeiros que vão para o país estudar, o que diminui consideravelmente o custo do curso. O semestre lá sai por US$ 3100, incluindo hospedagem e seguro médico. Valor muito inferior ao cobrado no Brasil.

Estudo reconhecido - A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada ao seu local de destino.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. No processo de Revalida, 80% dos alunos da Universidade Médica Estatal de Kursk passam de primeira. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.
 
Serviço: Aliança Russa de Ensino Superior - Edif. Prime Office Park - Rua Adib Auada, 35, Sala 113-B - Granja Vianna – Cotia – SP - CEP: 06710-700 - Telefone: (11) 4551-3836 – site: www.aliancarussa.com.br (Com  informações da Linhas Comunicação -
www.linhascomunicacao.com.br - Tel: (11) 3465-5888 -  Tayane Scott /tayane@linhascomunicacao.com.br e  Eric Reale Finger eric@linhascomunicacao.com.br

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...