1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Avanços e Perspectivas da Indústria do Plástico no ES

enviar por email

04/02/2016



Presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo, NevitonHelmer Gasparini




Que balanço pode ser feito do ano de 2015 para o setor de Transformados Plásticos do Espírito Santo? 
O ano de 2015 não foi fácil para o empresário do setor de Plásticos. Foi um ano que exigiu esforços extras para evitar demissões e encolhimento, especialmente devido a retração na indústria de Alimentos e Bebidas e na Construção Civil, nossos principais mercados. Muitos utilizaram suas reservas, mas elas também acabam. Por outro lado, algumas áreas do setor intensificaram seus negócios, como a indústria de soluções para armazenamento de água, que se beneficiou da crise hídrica e fechou o ano mais fortalecida. 

Nesse contexto apresentado, quais foram as principais realizações do Sindiplast-ES para o fortalecimento do setor?
É exatamente nesse contexto desafiador que o Sindicato deve intensificar suas ações, por isso, 2015 foi um ano muito produtivo. A principal ação foi, sem dúvida, a inauguração oficial da Escola Senai do Plástico Antonio Carlos Torres, iniciativa que buscávamos há alguns anos e que se concretizou.  Além disso, o Sindiplast-ES realizou mais uma edição da Semana do Plástico ES; intensificou as visitas aos associados; inscreveu e teve quatro práticas sindicais pré-selecionadas para compor a 1ª Edição do Banco de Boas Práticas Sindicais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 
Em outras frentes, articulou e promoveu parcerias para cursos in company, missões técnicas nacionais e internacionais; reduziu a inadimplência; representou o setor em fóruns locais, nacionais e internacionais; promoveu a interiorização do Sindicato, com palestras e exposição itinerantes em municípios fora da Região da Grande Vitória, como Aracruz, Linhares, São Mateus, Colatina e Cachoeiro Itapemirim; finalizou o Plano de Trabalho e orçamento do Sindicato para 2016; entre outras ações. 
 
Quais são as perspectivas do setor para o ano de 2016?
Em 2016, o setor deve manter o pé no freio e continuar buscando alternativas para sustentar a sua competitividade. Acredito que será um ano mais conservador, mas temos que nos manter otimistas e buscar opções para o crescimento mesmo que o cenário seja adverso. 

O cenário é o mesmo em relação às perspectivas do setor em âmbito nacional?
A indústria do Plástico em todo o Brasil tem a consciência de que os problemas políticos e econômicos enfrentados pelo País vão continuar afetando o setor. Mas esta é uma visão geral, que pode variar de acordo com o tipo de produção de cada empresa. Algumas vão sentir mais, outras vão sentir menos, e terão aquelas que poderão crescer dentro deste cenário. As expectativas mais otimistas para 2016 são de que o setor se mantenha estável com relação a 2015. 

Como o empresariado deve se comportar para que 2016 seja um ano melhor? 
Os empresários devem continuar buscando alternativas dentro de suas possibilidades. Este é um momento em que o esforço empregado na busca de novos mercados deve ser maior. É hora de colocar o pé na estrada e ir atrás dos clientes em potencial. Também é importante estar disposto a ouvir e estreitar o relacionamento com clientes e parceiros; de discutir, planejar e executar estratégias para a conquista de novos mercados. Do mesmo modo, é preciso preparar-se tecnologicamente e ter como foco a excelência da qualidade dos serviços. Para esses últimos pontos, é essencial que os empresários busquem certificações para suas empresas, um significativo diferencial competitivo, e que qualifiquem suas equipes. 

Quais são os projetos do Sindiplast-ES para este ano?
Nosso ano será de continuidade às ações que já estão sendo realizadas. Trabalhamos para garantir mais oportunidades de negócios aos empresários e para fortalecer o setor dentro do Espírito Santo. Para isso, manteremos o diálogo com outros setores e empresas e articularemos com eles encontros de negócios. Assim como já tem sido feito, iremos promover cursos de aperfeiçoamento e qualificação de acordo com a demanda das indústrias e para isso intensificaremos as visitas às associadas para verificar suas necessidades. Não podemos esquecer que este também será um ano de eleições no Sindiplast-ES, portanto, um trabalho de prestação de contas vem sendo preparado para que a transição de gestão seja feita da forma mais transparente possível.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...