1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Canadá e São Paulo Promovem Festival LGBT

enviar por email

23/05/2016

Por: Redação*

O Governo do Estado de São Paulo e o Consulado Geral do Canadá se unem para marcar o Mês da Diversidade Sexual com um grande evento no MIS (Museu da Imagem e do Som) e Museu Brasileiro de Esculturas (MuBE), instituições vizinhas em São Paulo. De 26 a 28 de maio, a Diversa Fest - Festival de Cultura LGBT realiza mostra de filmes canadenses e rodas de conversa no MIS, além de feira gastronômica, performances, discotecagem, pocket shows e contação de histórias no MuBE.

O Mês da Diversidade Sexual acontece em torno do dia 17 de maio, considerado o Dia Internacional e Estadual do Combate à LGBTfobia. Em São Paulo, ele é encerrado tradicionalmente pela Parada do Orgulho LGBT – a maior do mundo – que acontece na avenida Paulista e região central da cidade, este ano no dia 29 de maio. Para a abertura do evento, estão previstas as participações do secretário da Cultura Marcelo Araujo, embaixador canadense no Brasil Riccardo Savone,  o Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo Stéphane Larue e o diretor do MIS André Sturm.
 

Em sua primeira edição, o Diversa Fest traz para o Brasil a mostra de documentários canadenses Diversa, Documenta, Canadá, da produtora vinculada ao governo, National Film Board of Canada/Office national du film du Canada. Com duração de 25 a 85 minutos, os oito filmes da mostra fazem um recorte da visão de documentaristas canadenses sobre essa temática LGBT. Os filmes tratam de temas como a LGBTfobia nas escolas, homossexualidade na terceira idade, “cura gay”, constituição das famílias, transgêneros, entre outros.

O destaque do conjunto é Last Chance, de Paul-Émile d'Entremont, que acompanha a história de cinco pessoas que buscam refúgio no Canadá para escapar da LGBTfobia em seus países de origem. O filme será exibido no dia 26/5, às 20h.

O Canadá foi um dos primeiros países do mundo a descriminalizar a homossexualidade, ainda em 1969, e foi também um dos pioneiros na aceitação da diversidade sexual nas forças armadas. Mais recentemente, no dia 17 de maio de 2016, o Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou uma nova legislação para proteger os direitos das pessoas trans.
 
Na sexta-feira e no sábado (dias 27 e 28/5) a partir das 12h, a área externa do MuBE recebe feira colaborativa, com aproximadamente 30 expositores gastronômicos e artísticos, além de intervenções culturais, espaços de Flash Tatoo e Drag Yourself (oficina de drag queens), shows musicais com Lineker, Maria Christina, discotecagem e muito mais.
 
Mais informações na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com Gisele Turteltaub – (11) 3339 8162 | gisele@sp.gov.br ou  Damaris Rota – (11) 3339 8169 | drota@sp.gov.br . No Consulado Geral do Canadá, com Dina Thrascher – (11) 5509-4316 - dina.thrascher@international.gc.ca. Governo Canadá imprensa.sp@comuniquese2.com.br

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...