1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Servidores do INCRA-ES São Investigados Por Suposto “Golpe da Diária”

enviar por email

25/06/2016 - por Paulo César Dutra

A Superintendência Regional do INCRA no Espírito Santo abriu no dia 16 de maio deste ano uma investigação administrativa para apurar o suposto “golpe da diária” praticado por servidores da casa, efetivos e comissionados, que recebiam diárias para trabalhar em média cinco dias nos assentamentos no Estado e só trabalhavam, na verdade, um ou dois dias e o resto ficava por conta da “farra”.
 
O suposto golpe, segundo a denúncia, vem sendo dado há muito tempo, mas não havia meios de identificar o suposto crime. Porém agora a partir dos funcionamentos dos pedágios na rodovia BR-101 é que foi possível detectar  a infração dos servidores, pois os veículos do órgão, isentos do pedágio, têm as placas registradas quando passam nas cancelas . O fato chegou ao conhecimento do então superintendente regional, o ex-deputado estadual Genivaldo Lievori, que mandou abrir a investigação administrativa.

O fato chegou ao conhecimento da regional do INCRA-ES, através de denuncias dos assentados aqui no Estado, que estavam sendo prejudicados com o pouco caso dos servidores federais que atendiam as reivindicações dos assentados. Eles contaram para o INCRA que os servidores federais chegavam nos assentamento, faziam um atendimento “relâmpago” e desapareciam. 

De acordo com informações, o então superintendente regional, Genivaldo Lievore, pediu ajuda a empresa ECO-101, que administra a rodovia BR-101, para que informasse a veracidade dos fatos, uma vez que os veículos do INCRA não pagam pedágio, mas as placas dos veículos são registradas todas as vezes que passam pelas cancelas. A apuração da empresa ECO-101 foi feita entre os dias 18 de maio de 2014, até inicio de maio deste ano. Ficou constatado que os veículos retornavam em média, um dia após serem destinados para os assentamentos.

Através de um contato, via e-mail, que o Folha Diária fez com o órgão federal, conseguiu confirmação desta investigação administrativa. O INCRA se manifestou através de sua assessoria de imprensa “A partir de sua mensagem e consulta ao sr. Superintendente Regional em exercício informamos o seguinte: Sindicância para apurar os fatos e circunstâncias mencionadas foi instituída no dia 16 de maio, em âmbito administrativo, com prazo de 30 dias. Em junho, o prazo de apuração foi prorrogado por mais 30 dias. Pelo caráter reservado, somente a partir do término das apurações e seus encaminhamentos esta SR pode se posicionar a respeito dos fatos. Att, jornalista Johnny Cardoso - Comunicação Social Incra/ES - (27) 3185.9084.

O Superintendente Regional em exercício no Estado que investiga o caso é Girley Vieira. Uma comissão, formada por três membros do INCRA de outros estados, é quem apura as investigações. O prazo de conclusão é 16 de julho próximo.

(*) redator do Folha Diária – e-mail: paulodutra2002@yahoo.com.br

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...