1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Mata Atlântica com Aval do IDAF é Vergonhosamente Desmatada no ES

enviar por email

30/11/2016 - por Paulo César Dutra

A floresta do Morro da Bacutia, que fica entre as praias da   Bacutia e dos  Padres, na Enseada Azul, no distrito da Nova Guarapari,  no município de Guarapari,  no Estado do Espírito Santo, no Brasil  teve, a “toque de caixa” todo o pedaço da  Mata Atlântica que nela  existia   desmatado,  para dar lugar a um condomínio com 22 casas de luxo, para atender a um grupo formado por políticos e empresários. Esse grupo que manda   mais de que o Governo do Estado do Espírito Santo, não teve nenhuma dificuldade para conseguir uma licença vergonhosa do  Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado- IDAF,  “para cortar toda a mata como lenha”. 
  
O desmatamento na região provocou revolta dos cidadãos que ali moram   e da entidade do bairro a Associação de Moradores da Enseada Azul- AMEAZUL que até entrou na justiça contra o empreendimento.  A empresa Pacífico Empreendimentos é quem está cuidando da obra. 

Segundo informações, não oficializadas, a empresa já conta com os laudos que autorizam o loteamento expedidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarapari -SEMA, IDAF, IBAMA e Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo –IEMA-ES.  Além de terem solicitado delimitação da área de marinha junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A previsão é que o condomínio fique pronto no final de 2018.
 
Porém, de acordo com a AMEAZUL no processo judicial, “o corte raso da vegetação, desde 7 de outubro deste ano, localizada no topo costão rochoso entre a Praia de Bacutia e a Praia dos Padres, ocasiona a devastação da sua cobertura vegetal que, pelas suas características e espécies, se enquadra, predominantemente, como bioma protegido de restinga e Mata Atlântica”.

Ainda destaca que “a autorização expedida pelo IDAF prevê corte raso da vegetação atribuindo que tudo seria ‘lenha’. Entretanto, a construção de um loteamento de grandes proporções em áreas de proteção ambiental ou nas suas proximidades causará inegáveis impactos ambientais”. O Folha Diária   tentou contato pelo e-mail:  paulodutra2002@yahoo.com.br  enviado para os e-mails:gdpre@idaf.es.gov.br e dipre@idaf.es.gov.br, em 24 de Novembro de 2016, dirigido ao 
Diretor Presidente do IDAF.José Maria de Abreu Júnior e não teve retorno.

  (*) Paulo César Dutra é jornalista profissional – Registro nº 0331-ES do Ministério do Trabalho  e filiado  ao Sindicato dos Jornalistas - ES e FENAJ.
e-mail: paulodutra2002@yaoo.com.br – (27) 99976.0790 -33245475


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...