1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Conheça o Novo Mapa do Turismo do Espírito Santo

enviar por email

17/09/2017

Da Redação*

O Espírito Santo tem um novo mapeamento das regiões turísticas. As informações estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), na última  quinta-feira, dia 14.09. Dos 78 municípios capixabas, 62 estão na nova configuração, divididos em 10 regiões turísticas. Em todo o país, foram identificados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em 2017 era uma das metas do Programa de Regionalização (PRT) do MTur, para que o documento represente melhor a realidade do setor. Visando à multiplicidade de destinos no Brasil, a ação funcionará como um instrumento de orientação do órgão no desenvolvimento de suas políticas públicas, definindo a área e os recortes territoriais que devem ser trabalhados prioritariamente.

Os municípios que não possuem vocação turística, não priorizam o desenvolvimento dessa atividade como vetor econômico ou não trabalham de forma cooperada com sua região não entraram no mapa.

“O Mapa do Turismo é uma ótima ferramenta para o fortalecimento das instâncias de governança regionais, pois estas tiveram a oportunidade de analisar o papel dos municípios que compõem a sua região e como foi o desempenho destes no PRT. Além disso, serve para as gestões analisarem suas formas de fomento do turismo, proporcionado mudanças significativas na gestão turística”, explicou a gerente de Gestão do Turismo, Carolina Fávero.

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou por meio da Gerência de Gestão do Turismo, entre fevereiro e maio de 2017, as Oficinas do Remapeamento das Regiões Turísticas, em que dialogou com representantes do segmento do poder público municipal e de todo o trade local. 

O mapa elaborado nas oficinas foi apresentado e aprovado na 13ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), que aconteceu no dia 22 de agosto, em Vitória.


Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur Nº 313, de 3 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas.

Este mapa define as áreas que deverão ser trabalhadas como prioridades. Ele é atualizado periodicamente e conta com versões de 2004, 2006, 2009, 2013 e 2016. A Portaria Mtur nº205, de 9 de dez 2015, estabelece critérios para sua atualização. O último, elaborado em 2016, contou com 64 municípios capixabas categorizados.

Categorização do novo Mapa do Turismo

Os 62 municípios do Espírito Santo presentes no Mapa do Turismo 2017 estão divididos em cinco categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E reúne características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico que, muitas vezes, são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Fonte: MTur 
 

Prefeitura de Viana Inaugura Horta Comunitária em Areinha

No Dia Mundial da Alimentação, os moradores de Areinha, no município de Viana, ganharam uma horta comunitária, passando a ter acesso a alimentos frescos diretamente da horta e tudo de graça...


TJES Elege o Desembargador Sérgio Gama Para Presidir o Poder Judiciário

Desembargadores Ney Coutinho, Sérgio Gama, Samuel Brasil e Carlos Simões. (divulgação)


Diante do Corpo de Che Guevara

Em 10 de outubro de 1967, o corpo do guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara foi exposto, um dia depois da sua morte, em um necrotério improvisado em Valle Grande, sul da Bolívia, onde ele tentava lançar uma revolução...


A lenda Hyldon e Cirinho do Rio Doce juntos em Linhares

O baiano radicado no Rio de Janeiro, Hyldon de Souza Silva, o Hyldon, consagrado cantor e compositor da MPB com os sucessos das músicas...


Frota Das Sucroalcooleiras Pode Substituir Diesel Por Etanol no Brasil

A proposta, que será debatida pelo INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética - no IV Seminário Sobre Etanol Eficiente...


Moro Dá 48 Horas a Lula Para Entregar Recibos Originais de Aluguel

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, deu prazo de 48 horas para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregar na Secretaria da 13.ª Vara Federal de Curitiba...


Ver mais