1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Espírito Santo Lidera Índice de Tráfico de Drogas no Brasil

enviar por email

30/10/2017

Da: Redação*
 
Mesmo com uma queda significativa no número de ocorrências, o Espírito Santo segue líder no número de ocorrências por tráfico de drogas. Os números fazem parte do 11º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que foi divulgado nesta segunda­-feira (30).

O Espírito Santo é a unidade federativa que, proporcionalmente, mais registra ocorrência por tráfico, proporcionalmente à sua população. Foi uma taxa de 129 ocorrências por 100 mil habitantes, sete pontos acima do segundo colocado, Minas Gerais. Ainda assim, houve queda de 16% nas ocorrências do tipo no DF em relação ao registrado no ano anterior.

Os dados mostram que caiu em 4% o número de ocorrências registradas pelas forças de segurança do Brasil tráfico de drogas em 2016 em relação ao ano anterior. A queda maior foi nas ocorrências de uso e posse de drogas, que passaram de 140.313 em 2015 para 128.306 em 2016, redução de 8%. Neste quesito, o Estado está em sétimo lugar e apresentou uma queda de 18 pontos em relação ao ano passado (de 86 para 68 casos /100 mil habitantes).

Entrevistado pela Folha, o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia, afirmou que “há necessidade de aumentar o efetivo da Polícia Civil”, mas diz que o Espírito Santo não sofre da mesma falta de infraestrutura que outros Estados. Para ele, a queda tem a ver com o enfrentamento da criminalidade no Estado.

“Nos últimos anos o Estado teve reduções contínuas na taxa de homicídios. Passamos de 58 por 100 mil habitantes para 29 por 100 mil habitantes. E tem uma relação muito próxima entre homicídios e tráfico de drogas. A maioria dos crimes letais intencionais acontece em função da dinâmica das ações de tráfico, como cobrança de dívidas e disputa de pontos de drogas”, diz.

Com informações do Jornal Folha de S.Paulo

São Gabriel Pode Virar a Capital Capixaba do Conilon

Um município capixaba para representar um dos principais produtos agrícolas da economia do Espirito Santo. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 397/2017...


Tratamento Para Câncer Pode Deixar homem Estéril

Assim como outubro foi o “mês rosa”, dedicado a alertar as mulheres sobre o câncer de mama, novembro será o “mês azul”, destinado a conscientizar os homens a respeito do câncer de próstata...


Capixabas Disputam Sul-Americano de Canoa Havaiana no Peru

Os atletas capixabas da equipe de canoa havaiana Italo Va'a embarcam para o Peru no próximo mês...