1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

São Gabriel Pode Virar a Capital Capixaba do Conilon

enviar por email

30/10/2017

Da: Redação*

Um município capixaba para representar um dos principais produtos agrícolas da economia do Espirito Santo. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 397/2017, de autoria da deputada Raquel Lessa (SD). O projeto denomina São Gabriel da Palha como a capital estadual do café conilon. O município foi escolhido por ter grande produção de conilon e também por causa da história com o café. 
 
Quando os cafezais foram erradicados em todo o país, na década de 1960, por determinação do governo federal, a economia do Estado chegou bem perto do colapso. A crise do café foi um dos mais duros períodos para o Espírito Santo. Foi quando o conilon foi introduzido no Estado. 
 
Um imigrante polonês, Eduardo Glazar, resolveu experimentar uma nova espécie de café em São Gabriel da Palha. O conilon deu muito certo e acabou virando cultura em outros municípios. 
 
Hoje o Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil e responsável por 20% do café robusta do mundo, de acordo com dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, (Incaper).
 
A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, de Agricultura e de Finanças.
 
Pesquisa do conilon
 
Este ano, foi sancionada a Lei 10.736/2017, que declara Marilândia capital da pesquisa em conilon. É que a cidade abriga a Fazenda Experimental de Marilândia, reconhecida como 1º Centro de Pesquisa de Café Conilon (Coffea canephora) do país. A Lei 10.736/2017 também é de autoria de Raquel Lessa (SD).
*Com informações da ALES

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...