1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

A Dívida Tributária das Empresas Cresce no Espírito Santo

enviar por email

14/12/2015

Por: Redação*

O mais novo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT realizado no Espírito Santo revela que o Estado possui 381.809 pessoas jurídicas ativas, sendo 361.056 matrizes e 20.753 filiais.  Do total, 90,05% são empresas (343.819) e 10% entidades de fins não-econômicos e órgãos públicos (37.990). 

Das 343.819 empresas, 253.441 tiveram algum movimento de receita em 2015. A pesquisa revela ainda que, dessas empresas, estão no Simples Nacional 160.519 estabelecimentos. Ou seja, o Espirito Santo possui 2,08% das empresas brasileiras ativas e com algum faturamento em 2015. Das 253.441 empresas, 47,88% possui dívida tributária em aberto, com vencimento superior a 90 dias. Este é o maior índice desde 1992, quando houve o atingimento de 46,14%. 

Inadimplência cresce no Espirito Santo em 2015
Em novembro de 2014, 40,07% das empresas ativas capixabas e com faturamento eram inadimplentes de pelo menos um tributo, com prazo superior a 90 dias. A inadimplência em 2015 teve um significativo crescimento, tendo uma progressão de 7,81 pontos percentuais neste período.  

A média nacional de inadimplência tributária é de 42,76%. Diante disso, o Espírito Santo é o terceiro Estado com maior inadimplência tributária empresarial no País, perdendo somente para os Estados do  Pará e da Bahia. 

A expectativa é que esses números se agravem em dezembro, em virtude da crise e também do pagamento da segunda parcela do 13º. Salário.  O IBPT estima que, praticamente, "metade das empresas capixabas ativas e com faturamento em 2015 estarão inadimplentes no final do ano", analisa Gilberto Luiz do Amaral presidente do Conselho Superior e coordenador de Estudos do IBPT.

O diretor regional do IBPT em Vitória, Alexandre Fiorot reforça que este resultado se reflete diretamente na arrecadação tributária. O Espírito Santo chegou em 2011 ao índice de 2,04% da arrecadação tributária nacional e neste ano verá este índice cair para 1,75%.  Isto quer dizer que União, Estado e Municípios do Espírito Santo arrecadaram R$ 6 bilhões a menos em 2015, se comparado com 2011, já com o desconto da inflação.
   
Inadimplência
Marcando o lançamento do escritório capixaba, o IBPT realizou um estudo na região, onde detectou que 47,88% das empresas noEspírito Santo possuem dívida tributária, o maior índice de endividamento no Estado desde 1992: "O empreendedorismo brasileiro está vivenciando um novo ciclo. Em 2010, todo o Brasil estava em estado de êxtase com o surgimento de várias oportunidades. De lá pra cá, o mercado cresceu, se desenvolveu e abriu um leque infinito de oportunidades. Agora, cinco anos depois, vivemos um período de crise financeira e é preciso muito cuidado para avaliar quais negócios sobreviverão".

O Estado do Espírito Santo é propício ao empreendedorismo, mas, por conta das dificuldades tributárias, os novos empreendedores ainda sofrem muito para achar um caminho de sobrevivência: "Vale lembrar que as taxas de desemprego estão aumentando no País e o empreendedorismo ainda é a melhor solução para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos", alerta o tributarista.

Fiorot, que tem mais de 15 anos de experiência na área comenta que a presença do Instituto na cidade proporcionará informações úteis ao Poder Público, às empresas e à sociedade, bem como ao meio acadêmico, devido à carência de dados. "Existe muita informação, mas é preciso entendê-las. O IBPT contribuirá com estudos, projetos, serviços e produtos tributários e de mercado, com foco, inclusive, nas particularidades do Espírito Santo", assegura Fiorot, que contará com uma equipe de profissionais para esclarecer dúvidas e atender às demandas. 

Inauguração IBPT Vitória 

O IBPT inaugurou o mais novo escritório regional do grupo na capital do Espírito Santo. As demais unidades estão localizadas nas cidades de Curitiba - PR; Londrina - PR; e São Paulo - SP. A ação visa ampliar as atividades do IBPT no Estado, de forma a interagir mais de perto com o público regional, prestando serviços de inteligência tributária e de mercado às empresas e entidades, assim como realizando estudos e pesquisas sobre as atividades econômicas e tributárias do Espírito Santo. 

* Com apoio em informes do IBPT.


Comprar é Fácil, Quero Ver Manter!

Estas palavras foram ouvidas no meio do alarido das tardes de uma de nossas avenidas. Uma frase descolada do seu sentido original, mas um coringa para diversas aplicações...


Receita Pode Quebrar Sigilo Bancário Sem Autorização Judicial

Samir Nemer comenta o julgamento no STF e defende seu ponto de vista de que quebrar o sigilo bancário sem autorização judicial viola sim o direito à intimidade e à vida privada garantidos pela Constituição Federal...


Justiça Sem Juízes

E sem a morosa burocracia e os ritos formais massacrantes, por que não? Que tal? Sonho? Não, ela existe desde antes de Platão de diferentes formas, em diferentes lugares e em graus variados...


A lenda Hyldon e Cirinho do Rio Doce juntos em Linhares

O baiano radicado no Rio de Janeiro, Hyldon de Souza Silva, o Hyldon, consagrado cantor e compositor da MPB com os sucessos das músicas...


Frota Das Sucroalcooleiras Pode Substituir Diesel Por Etanol no Brasil

A proposta, que será debatida pelo INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética - no IV Seminário Sobre Etanol Eficiente...


Moro Dá 48 Horas a Lula Para Entregar Recibos Originais de Aluguel

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, deu prazo de 48 horas para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregar na Secretaria da 13.ª Vara Federal de Curitiba...


Ver mais