1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Comprar é Fácil, Quero Ver Manter!

enviar por email

25/02/2016

Estas palavras foram ouvidas no meio do alarido das tardes de uma de nossas avenidas. Uma frase descolada do seu sentido original, mas um coringa para diversas aplicações.

Comprar e vender são duas faces de um mesmo relacionamento. O que vale para o consumidor vale para o fornecedor. Um tem que querer o outro. Suas necessidades têm que ser complementares.

calorenta, perdida no espaço e no tempo, traz uma verdade constantemente relegada ao segundo plano em planejamentos apressados: a continuidade, ou a palavra da moda, sustentabilidade. 

Talvez a pessoa estivesse comentando sobre a prima que comprou uma casa de veraneio para esnobar toda a família. Quem sabe não se tratava da aquisição de um veículo de luxo através de um longuíssimo consórcio? Quem comprou, comprou para realizar um sonho. O comentário matreiro dá essa deixa. 

Invertendo os sentidos podemos dizer: Vender é fácil, quero ver manter!

Neste momento de ofertas cadentes de empregos e busca de novas oportunidades para defender o pão-de-cada-dia, chamo a atenção: Aí mora o perigo de muitos empreendedores descuidados. Fazem alardes sobre seus produtos e serviços, atacam de redes sociais, SMS, panfletos e cartões.... Enfim, atraem uma miríade de vorazes consumidores e pecam no atendimento e no pós-venda. 

A meta de cada um é atrair mais e mais clientes reincidentes para negócios crescentes. Por que ele não gasta parte do seu tempo em inspirar e compartilhar seus sonhos com todos os seus colaboradores? A publicidade, seja em posts ou postes, cativa e alimenta expectativas. A vitrine bem arrumada cobiça o olhar de cada passante com muito charme. Ao telefone despede-se com uma linda e irritante frase de agradecimento, recitada mesmo depois de uma bronca de todo tamanho!

Quer vencer? Comece observando os erros cometidos pelas grandes, de quem você vai cativar uma fatia de clientes: A embalagem da comida congelada vem úmida e desfeita. A fatura mensal sempre apresenta erros banais. Não instalam a linha telefônica solicitada há tempos. Colocam perigosamente o leitor de cartões nas costas do passageiro. Mudam ingredientes e a cor da massa preferida e o adoçante do cafezinho sem maiores explicações. Marcam a hora de uma entrega e tripudiam em muito a nossa paciência.

Olha quanto espaço e oportunidades estão aí para todos. O serviço agregado ao produto é o seu grande diferencial. Relacionamento é a palavra-chave em todos os sentidos, especialmente aqui! O seu concorrente não é apenas quem vende o mesmo produto ou serviço. O dinheiro está curto e as escolhas em que gastar mais criteriosas. Procure ter o foco DO cliente.   

O consumidor está muito mais consciente de seus direitos e o boca-boca é uma faca de dois gumes: por um lado ergue lentamente sua credibilidade. Por outro, desfere um golpe rápido e letal para suas pretensões, quando as santas promessas não são cumpridas e uma romaria de incrédulos passantes rumina: “Vender é fácil, quero ver manter! ”

Foto: do autor – exposição na Casa França Brasil- Rio de Janeiro.

Receita Pode Quebrar Sigilo Bancário Sem Autorização Judicial

Samir Nemer comenta o julgamento no STF e defende seu ponto de vista de que quebrar o sigilo bancário sem autorização judicial viola sim o direito à intimidade e à vida privada garantidos pela Constituição Federal...


Justiça Sem Juízes

E sem a morosa burocracia e os ritos formais massacrantes, por que não? Que tal? Sonho? Não, ela existe desde antes de Platão de diferentes formas, em diferentes lugares e em graus variados...


Consumo de Energia Elétrica Gera Créditos Tributários

Em razão dos aumentos constantes na tarifa de energia elétrica nos últimos meses e sem qualquer perspectiva de melhora no curto prazo...


Mais de 21 Milhões de Jovens Desempregados na América Latina

Cerca 21 milhões de jovens estão desempregados na América Latina e o índice de desemprego entre jovens é, em média, três vezes maior do que o verificado entre adultos...


Ministério da Cultura Publica Novas Regras da Lei Rouanet

Foi publicada na última sexta-feira, 1º, no Diário Oficial da União – DOU (agora online), a instrução normativa 4/17, que estabelece uma série de mudanças...


Relator Conclui Voto Sobre Condenação de Lula no Caso do Triplex

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator do processo que envolve o processo do tríplex no Guarujá em segunda instância...


Ver mais