1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Logística é mais (bem mais) que Transporte!

enviar por email

07/01/2016

Logística é uma das novas palavras da moda. Tão na moda que raramente está desacompanhada: é logística disso, logística daquilo... logística de alguma coisa! Do que se trata?

Muitas vezes verbaliza-se logística para se referir, apenas, a um serviço de transporte. Pior: talvez nem isso! Somente a uma infraestrutura de transporte. E, pior ainda: talvez nem passe de uma infraestrutura viária: consciente ou inconscientemente, um reducionismo, verbal e, principalmente, conceitual.
 

Logística envolve um grande leque de fatores influentes

Claro que infraestrutura viária é parte da de transporte. Esta dos serviços de transportes e estes da logística. Mas logística é mais; muito mais! Daí porque qualquer especificação (como, p.ex. “logística de transportes”) ou é pleonástica ou a limita.

Ela envolve um leque de “hardwares”, de infraestruturas, como de armazenagem. Também um campo caracterizável como de “software” da logística. Nele se incluem, p.ex., serviços associados, como consolidação de cargas, estufagem de contêineres e segurança (humana e patrimonial); esta cada vez mais relevante no Brasil. 

Logística também envolve a distribuição e organização espacial das cargas, particularmente no espaço urbano; a articulação intermodal (física, operacional e institucional); e tecnologia da informação – TI (“infoestrutura”). Quando a informação flui melhor, muitas vezes a carga pode se deslocar menos e melhor.

Alfândega, inspeção sanitária e sistema tributário também condicionam a fluidez, previsibilidade e custos da logística. P.ex: sobre-impedâncias alfandegárias e incentivos tributários podem fazer uma carga circular centenas de quilômetros adicionais ou usar um modo de transporte menos eficiente... aumentando tempo, custos, consumo de combustível, emissões, etc. etc. 

Ao revés: eliminação de gargalos e eficientização em “software” ou de “infoestrutura” podem gerar ganhos logísticos e/ou economizar rios de dinheiro na implantação de novas infraestruturas. P.ex: por quantos anos a expansão do Sistema Anchieta-Imigrantes poderia ser postergada se as cargas do Porto de Santos pudessem ser liberadas/despachadas 24 horas/dia, 7 dias/semana?

Daí porque uma precisa conceituação não é preciosismo semântico; nem mero exercício acadêmico!

*Engenheiro Eletricista e Economista, Pós-graduado em Engenharia, Administração de Emprsas, Direito da Concorrência e Mediação e Arbitragem.

Agronegócio e Logística: Quem Ajuda Quem?

Frederico Bussinger analisa as dificuldades existentes para compatibilizar marcos legais, modelos de outorga e visão burocrática dos Tribunais de Contas e Ministério Público para viabilizar a solução logística ideal para o agronegócio crescer.


Dragagem ou Corrida de Obstáculo?

Frederico Bussinger volta ao tema dos entraves no setor público para o avanço dos investimentos. Comenta o caso das dragagens e destaca o projeto de Lei que cria o Fundo de Investimentos em Infraestrutura Portuária...


TCU Liberou: Tá Liberado Mesmo?

O autor avalia a burocracia adotada pelo os órgãos de controle no Brasil que é ineficiente e onerosa para a sociedade, na medida em que atrasa os investimentos. O caso estudado é o da Rodovia do Frango (PR/SC)....


Colatina e Linhares em Festas Dia 22 de Agosto

Na próxima terça-feira, dia 22 de agosto, os municípios de Colatina e de Linhares comemoram suas datas magnas no mesmo dia, por razoes políticas ocorridas no início do Século 20...


Reação à Tatuagem de Henna Destrói Braço de Criança

Uma menina britânica de sete anos, Madison Gulliver, ficou com queimaduras terríveis e cicatrizes permanentes no braço, após ter feito uma tatuagem de henna durante as férias...


A Importância da Preservação dos Rios e Nascentes

O Brasil tem 12% da reserva de água doce do mundo, e mais de 70% das reservas hídricas do País se concentram na Amazônia. Devido a essa aparente abundância...


Ver mais