1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Vitórias e Derrotas

enviar por email

21/09/2015

Não posso deixar de registrar:  estive em Vitória, a capital capixaba, e adianto que o saldo foi exageradamente positivo.Mas, sempre penso que o que deu errado nos ensina e dá mais brilho ao que deu certo. Lógico que cultivo um olhar positivo e de esperança.

Estamos envolvidos na construção do conceito dos Conselhos de Usuários. Neste caso, um trabalho voluntário critico nas relações de consumo dos usuários da telefonia móvel da empresa TIM BRASIL, estabelecido pela ANATEL. Desde o início do ano estamos entregando às representações locais da OAB, PROCON e Defensoria Pública uma cópia do Código de Defesa do Consumidor em braile. E em cada capital escolhemos uma ONG para recebê-lo também.

Desta vez resolvemos visitar um dos parceiros no dia anterior à nossa plenária. Descobrimos o excelente trabalho que os defensores têm realizado naquele estado e inauguramos com eles um canal 0800 da operadora para atendimento direto e imediato das questões por eles encaminhadas. Uma tentativa de se resolver disputas sem ajuizamento.

Incluindo também a OAB e o PROCON estamos demonstrando na prática quanto o envolvimento dos cidadãos pode e deve trazer melhorias para a sociedade em vários aspectos. Precisamos de nos conscientizar que a verdadeira democracia exige a participação ativa e vigilante de todos. Saímos do Espírito Santo convencidos de que este modelo tem seu futuro garantido aqui e em outras áreas das nossas relações com governos e empresas.

Nossa segunda visita foi emocionante. Marcamos uma reunião com a diretoria do Instituto Luís Braille, que atua com pessoas de baixa ou nula visão, para a entrega do CDC. O que encontramos foi um grupo de cerca de 50 pessoas atendidas pela instituição ansiosas em participar daquele evento. Entregamos a publicação à presidente Elizabeth Mutz, que convidou a aluna Fernanda para ler o prefácio com seus ágeis dedos e corretíssimo ritmo, pontuação e entonação.

A partir daí conversamos sobre os problemas do grupo em relação aos serviços de telefonia, a sustentabilidade da entidade e dos seus desafios. Uma vibrante aula de cidadania de pessoas quase sempre excluídas.

No dia seguinte, a reunião na sede do BANDES, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, foi a melhor que já tivemos. Uma sensação de estarmos cumprindo com correção o nosso papel e de quanto temos que nos envolver e agir mais para que este país do presente volte a nos orgulhar a cada manchete.

Hora de voltar. Vôo às 13 horas de sábado. Vrummmm. Pedimos táxi pelo celular. Em 8 minutos na porta. Quanta tecnologia bem aplicada!! No caminho... Fazer o check in pelo celular. Opa. Não funcionou. Ainda bem que o trânsito está bom!

Ao chegar ao Aeroporto Eurico Sales, descobri que a companhia aérea tinha cancelado meu voo e antecipado minha reserva para as 6h30 da manhã! NÃO FUI AVISADO! Depois de muita conversa conseguiram marcar minha ida para muito mais tarde! Recebi um voucher para alimentação, que considerei de um bom valor. Será?Você conhece aquele aeroporto, leitor? Aquele ponto de avião?Só um restaurante existe e aceita o voucher. Os preços do seu cardápio eram superiores ao crédito dado. Azul de fome e verde de raiva, voltei ao guiché alaranjado da empresa, que me informou ser aquele o MÁXIMO valor que eles davam. Sugeriram a opção de comer na lanchonete ao lado – a única conveniada! E por aí vai!A medida que a tarde avançava o saguão foi ficando lotado de passageiros e familiares. Conheço este aeroporto há décadas e sempre foi assim. Os responsáveis somos nós! Cobro aqui das autoridades competentes o respeito a nós viajantes. Dá até para entender a imagem que muitos levam do estado e como demorei um ano e meio para convencer meus pares a fazer a reunião ali! São impressões equivocadas de um estado que precisa de se cuidar!

As vitórias conquistadas nas nossas ações em defesa da Cidadania e do cidadão consumidor foram de excelência. O espaço desta crônica é limitado para descrevê-las. Mas as pequenas derrotas vivenciadas na saída demonstram como temos um longo e desafiante caminho para conquistar a plenitude dos nossos direitos em respeito às nossas diversidades.

Os grandes atores da mídia local foram acionados para pautar sobre: 1) Os 25 anos do CDC em 11/09; 2) Os Conselhos de Usuários como instrumento da democracia participativa e 3) Sobre o lançamento do CDC em braile. Não deram a mínima. Não saiu nada nas suas edições. Fica o registro. Vitória de quem? Derrota de quem?

Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...