1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Santander fará Compensação das Emissões de Carbono do Museu do Amanhã

enviar por email

28/09/2015

       Banco é o patrocinador máster do museu de ciências e inovação na Zona Portuária do Rio
 
       Patrocinador máster no Museu do Amanhã, o Santander será responsável pela compensação das emissões de carbono resultantes da compensação de consumo de energia elétrica e geração de resíduos. Além dessa ação, o banco vai estimular que os visitantes conheçam mais sobre a compensação e como essa ação pode ser feita individualmente.
 
       Iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, o Museu representa o maior investimento feito pelo Santander na área cultural no país, alinhado com o compromisso da instituição de construir uma sociedade cada vez melhor e sustentável. O banco já investiu R$ 35 milhões no museu e, até 2025, mais R$ 30 milhões serão destinados à manutenção deste equipamento cultural.
 
       “Participamos do Museu do Amanhã além do investimento financeiro, em diferentes formas, compartilhando nossa experiência nas áreas de sustentabilidade, educação, empreendedorismo, inovação e cultura, assim como fazemos com todos os projetos que o banco tem na cidade. Buscamos sinergia entre valores e metas e, por isso, temos uma relação especial com o Rio, que é entusiasta dos mesmos valores que o banco”, afirma Marcos Madureira, Vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.
 
     Desde 2010, o Santander elegeu a Economia de Baixo Carbono como um de seus focos estratégicos de atuação em sustentabilidade. Para compensar suas emissões, a instituição adquire créditos de carbono de projetos do mercado voluntário com bom desempenho em sustentabilidade, escolhidos com base em uma metodologia de avaliação socioambiental desenvolvida com o apoio de uma consultoria especializada. Além disso, foi criada uma plataforma que permite que qualquer pessoa realize o cálculo de suas emissões e faça sua compensação por meio da compra de crédito de carbono de um dos projetos selecionados pelo programa, chamado de "Reduza e Compense CO2". Esta plataforma será utilizada para a compensação das operações de consumo de energia elétrica e geração de resíduos do Museu do Amanhã.
 
       Desde sua criação, o “Reduza e Compense CO2” desempenha uma função importante na disseminação de conceitos das Mudanças Climáticas e na oferta de soluções para reduzir o impacto ambiental para todos os públicos. Em 2014, foram mais de 60 mil participações diretas e indiretas, gerando um total de 73.755 toneladas de CO2 de compensação. O programa também conta com uma campanha institucional para incentivar a participação dos funcionários do banco.
  
Sobre o Museu do Amanhã

       Em construção no Píer Mauá, o Museu do Amanhã será um museu de ciências dedicado a explorar as possibilidades de construção do futuro por meio de experiências imersivas, ambientes audiovisuais e instalações interativas. Cinco perguntas norteiam a construção do percurso narrativo do museu: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos conviver nos próximos 50 anos? O museu tem o objetivo de engajar o público em uma reflexão sobre a era do Antropoceno, quando o homem se tornou uma força planetária capaz de alterar o clima, degradar biomas e interferir em ecossistemas. Iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação Roberto Marinho, o Museu do Amanhã tem o Banco Santander como Patrocinador Máster, a BG Brasil como mantenedora e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Secretaria dos Portos. A gestão do Museu do Amanhã está sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), em contrato pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Para mais informações, visite o site www.museudoamanha.org.br.

Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...