O Portocel, terminal especializado na movimentação de produtos florestais e que é operado em sociedade pela Fibria (51%) e a Cenibra (49%), alcançou em janeiro a marca de 90 milhões de toneladas de celulose embarcadas ao longo de sua história de mais de 30 anos de atividade. A marca foi alcançada no dia 27 de janeiro com o embarque de 51.500 toneladas de celulose da Fibria no navio MV Brassiana, com destino ao porto de Port Arthur e Mobile, ambos nos Estados Unidos.
Localizado em Barra do Riacho, Aracruz (ES), Portocel é o porto mais eficiente do mundo na movimentação de celulose. O terminal tem produtividade média de 24 mil t/dia de celulose por navio. Para se ter uma ideia do significado desse número, os portos de Baltimore (Estados Unidos) e Flushing (Holanda), que estão entre os melhores do mundo, movimentam, respectivamente, 16 mil e 18 mil t/dia de celulose.
Além de embarcar toda a celulose produzida pela Fibria no Espírito Santo, pela Cenibra (MG) e pela Veracel (BA), Portocel também movimenta a celulose de outras empresas do setor. O terminal responde por cerca de 60% da celulose que o Brasil exporta e tem o menor custo operacional do país, segundo observa Patricia Dutra Lascosque, diretora-superintendente de Portocel.
Segundo ela, graças à cultura de alto desempenho da empresa aliada ao comprometimento das equipes, a movimentação de celulose alcança marcas cada vez mais expressivas, o que também pode ser creditado ao mercado aquecido no setor. “A cada um ano e sete meses alcançamos a marca de 10 milhões de toneladas embarcadas”, enfatizou Patrícia.