Por: Redação*
O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tem a aprovação de 10% dos entrevistados em pesquisa do Ibope, divulgada ontem, quarta-feira (30), e desaprovação de 69%. A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria - CNI. De acordo com o levantamento, 2.002 pessoas, ouvidas em 142 municípios, avaliaram o governo como ótimo/bom (10%); regular (19%); ruim/péssimo (69%); e não sabe (1%). Segundo a CNI, a soma dos percentuais não iguala 100% em decorrência do arredondamento.
"A presidente está com uma popularidade muito baixa. É o mais baixo desde o governo Sarney. A soma de crise política com econômica gera essa insatisfação e explica popularidade tão baixa", observou o gerente de Pesquisas da Confederação, Renato da Fonseca. Na última pesquisa do Ibope encomendada pela CNI, divulgada em dezembro do ano passado, 9% dos entrevistados aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"); 70% consideravam a gestão Dilma "ruim" ou "péssima"; e 20%, "regular".
O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95.
A pesquisa foi realizada entre 17 e 20 deste mês, tendo sido iniciada quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado como ministro da Casa Civil e teve início uma série de manifestações na porta do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. (Com informações do portal UAI, do jornal Estado de Minas).