O governador do Estado do Espírito Santo Paulo César Hartung Gomes, o PH, (PMDB), entrou direto nesta corrida eleitoral, e presenteou o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) com o direito de disputar a eleição municipal de Vitória, capital capixaba. Para isto, em uma articulação de bastidores, PH conseguiu tirar da disputa o ex-prefeito de Vitória, de 1997 a 2004, Luiz Paulo Velozzo Lucas (PSDB), que liderava as pesquisas eleitorais da cidade, com 28,9% das intenções estimuladas.
Com a saída de Luiz Paulo, de acordo com pesquisa recente, realizada pelo Instituto Futura para o jornal A GAZETA, mostra que as intenções de voto do tucano repartiram-se entre os três principais pré-candidatos, aparecendo então o deputado estadual Amaro Neto (SDD) com 27,8% das intenções; o prefeito Luciano Rezende (PPS), com 27,5% e o Lelo Coimbra, com 10,5%.
Como as eleições deste ano acontecem em primeiro turno, no dia 2 de outubro, muita água vai rolar por debaixo da ponte. E não há mais dúvidas de que PH vai articular de todas as formas para que o deputado Lelo Coimbra seja eleito.
E como Lelo é um orgulho do PH, existe entre eles uma relação criada há muito tempo e nunca foi arranhada, a exemplos de outros, que tinham esse bom relacionado, mas foram alijados do processo, porque “pularam a cerca”. E PH não está nem aí para as pesquisas.
Em abril deste ano, sete meses antes das eleições municipais, o Instituto Futura divulgou, a primeira pesquisa eleitoral de Vitória, encomendada pelo jornal A Gazeta. Em cenário hipotético, Luiz Paulo apareceu com 28,9% das intenções estimuladas de voto e o Amaro Neto com 24,4%. O prefeito, Luciano Rezende, teve 17,7% da preferência e deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) apareceu com apenas 3,7%.
A agora sem Luiz Paulo as intenções de voto do tucano engordaram as contas de Amaro Neto, em 3,4%, a de Luciano Rezende, em 9,8% e a do Lelo, em 6,8%.
Tudo indica que essa cartada do PH, poderá ajudar o Lelo vencer esta corrida, no primeiro turno das eleições de 2 de outubro próximo.
E como tudo indica e já está na “boca do povo”, PH diz “Meu garoto” e Lelo responde, “Meu pai, pai!”. Como ele (Lelo) é muito pesado e necessita de muito “vento” para decolar, fica aqui a pergunta: “será que agora vai?”.