1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Senadora Rose Aprova Na LDO Construção De Novas Unidades Da Ufes, Do Ifes E Melhorias Viárias Em Colatina

enviar por email

17/07/2021

*Por Felipe Izar (felipeizar@gmail.com)

Iniciativa da senadora capixaba Rose transforma em prioridade do Governo Federal a criação de novos campi da Ufes em Afonso Cláudio e do Ifes em Pedro Canário, Laranja da Terra e Presidente Kennedy; Infraestrutura viária de Colatina será ampliada
 
Presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) aprovou nesta quinta-feira (15) três emendas individuais à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. As indicações transformam em prioridade do Governo Federal para o Orçamento de 2022 a criação de novos campi da Ufes em Afonso Cláudio e do Ifes em Pedro Canário, Laranja da Terra e Presidente Kennedy. Obras de infraestrutura viária em Colatina também estão asseguradas.

A LDO, que é anual como a Lei Orçamentária, determina as metas e prioridades do Governo Federal para a elaboração e a execução do Orçamento da União do ano seguinte, neste caso, em 2022.

Ufes – Rose incluiu como meta do Orçamento a construção de uma nova unidade da Ufes em Afonso Cláudio. A senadora é uma das principais parceiras da instituição na viabilização de recursos junto ao Governo Federal.

Ela argumentou que “a expansão da área física [como a construção de nova unidade em Afonso Cláudio], a modernização dos laboratórios e de espaços de aulas experimentais, a recuperação, melhoria e revitalização física e operacional dos campi demandam constantes investimentos”.

No Espírito Santo, a Ufes está presente nos 78 municípios por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da ciência e tecnologia, além de oferecer o ensino à distância (EAD).

Ifes – Quanto ao Ifes, Rose incluiu como meta no Orçamento o aumento da oferta de vagas para estudantes que residem em regiões desassistidas de ensino técnico e profissionalizante com as obras de construção de campi nos municípios de Pedro Canário, Laranja da Terra e Presidente Kennedy, além da conclusão de outras obras da instituição.

“São cidades que têm grande necessidade de mão de obra qualificada”, observou Rose. Atualmente, o Ifes tem 24 mil alunos matriculados e 2.422 servidores, entre professores e técnicos administrativos.

Na última semana, a instituição reelegeu o reitor Jadir Pela para mandato até 2025. Em suas redes sociais, a senadora parabenizou o reitor e reiterou seu compromisso de continuar apoiando o Ifes na busca por investimentos.

Colatina – Já em Colatina, a emenda de Rose vai impactar diretamente na criação de novas interligações urbanas para aprimoramento da fluidez viária por meio do aumento da capacidade e da velocidade dos deslocamentos. Para isso, a senadora incluiu como meta do Orçamento a construção de enrocamento com pavimentação asfáltica do lado norte do Rio Doce, com aproximadamente 500 metros de extensão.

“Com o enrocamento norte será possível viabilizar interligação de bairros com alta densidade populacional às principais vias do município, tais como a ligação do bairro Maria das Graças à BR-259, do bairro São Silvano ao Centro, do bairro Honório Fraga ao Centro, que hoje são gargalos extremamente prejudiciais à mobilidade urbana do município”, justificou.
  

Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...