Por: Redação*
Pesquisas mostram que instituições de ensino que adotam a Educação Emocional na grade curricular têm redução no nível de violência, registram maior respeito mútuo entre alunos e professores, com consequente diminuição das ações de bullying
Desde 9 de fevereiro está vigorando a Lei Anti Bulling no Brasil que prevê que docentes e equipes pedagógicas deverão ser capacitados para implementar ações de prevenção e solução do problema. Além disso, pais e familiares serão orientados para identificar vítimas e agressores. Outro ponto presente no documento é a realização de campanhas educativas e o fornecimento de assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.
O principal objetivo do Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) é promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros, nos marcos de uma cultura de paz e tolerância mútua. A lei determina ainda que é dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).
Para enfrentar esses desafios do dia-a-dia escolar, cerca de 700 escolas em todo o Brasil inseriam em sua grade curricular uma nova disciplina que ensina crianças e adolescentes a lidar melhor com as emoções. A nova disciplina faz parte de um programa educacional desenvolvido pela Escola da Inteligência, método criado pelo psiquiatra Dr. Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, com livros publicados em 70 países. A metodologia é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que busca a educação das emoções e da inteligência.
Um dos principais resultados do trabalho aplicado em sala de aula foi a redução de casos de bullying. De acordo com o resultado de uma pesquisa aplicada a participantes do programa, 96% dos alunos apresentaram melhorias nas suas habilidades intrapessoais, que contemplam autoestima, ansiedade e timidez. E, com a autoestima fortalecida, os alunos ficam menos suscetíveis às ofensas, humilhações, discriminações, apelidos negativos e pichações depreciativas, que caracterizam o bullying.
Outro resultado satisfatório mostra que 92% dos alunos apresentaram melhorias em seus relacionamentos. Desta forma, ao se aproximarem dos colegas, passam a respeitá-los, não mais apontando as diferenças, e sim o que os torna semelhantes. Os resultados também incluem maior participação da família dos alunos neste processo de evolução e 92% dos professores afirmaram que houve melhoria em sua qualidade de vida tanto profissional quanto pessoal.
“A metodologia se baseia nos estudos do Dr. Augusto Cury que revelaram uma grande preocupação no que se refere à grade curricular tradicional das instituições de ensino. As escolas concentram seus esforços em formar alunos excelentes, que se tornarão profissionais competentes, porém, muitas vezes sem aptidão para lidar com as próprias emoções, o que poderá de tornar um empecilho para o desenvolvimento profissional”, explica Bruno Oliveira, superintendente do Grupo Educacional Augusto Cury.
O material do Programa Escola da Inteligência desenvolve os aspectos preventivos com foco na esfera educacional, trabalhando a autoconsciência, o mapeamento emocional, a autoimagem positiva e elevada, entre outros benefícios que permitirão prevenir problemas como a violência, intolerância, depressão e administração de conflitos.
(com informações de Conceito Comunicação - www.conceitocomunic.com.br).