Por: Redação*
Os alunos da Escola Caboclo Bernardo, no distrito de Barra do Riacho, no município de Aracruz, no Estado do Espírito Santo, no Brasil, tiveram um dia recheado de atividades culturais no dia 31/8, quando aconteceu o evento “Uma Escola Diferente”. A ação, apoiada pela Fibria, foi promovida pela Rede de Proteção da Barra do Riacho, projeto focado no desenvolvimento e proteção da criança e adolescente como forma de prevenir e combater a violência. O objetivo da iniciativa foi resgatar os valores da escola, valorizar a participação da família e promover um dia diferente para a comunidade escolar.
A intervenção na Caboclo Bernardo contou com show de talentos, mesa de jogos, oficina de jornal mural e apresentação musical. Também ocorreu um bazar com roupas masculina, feminina e infantil, a custo acessível para a população. Toda a renda obtida com o bazar será revertida para ações de melhoria na escola, que atende cerca de 700 alunos do Ensino Fundamental.
Segundo a consultora de Sustentabilidade da Fibria, Sandra Martins de Oliveira, essa é a primeira vez que uma intervenção como esta é realizada nesse formato dentro da escola com os alunos. A diretora da Escola Caboclo Bernardo, Márcia Santana, avaliou o evento como positivo. “Os meninos gostaram muito, essa iniciativa veio para somar a nossas outras atividades”, afirmou. Ela lembrou que a atividade do bazar deverá ter continuidade esse ano, assim como serão organizadas palestras até o final do ano.
A Rede de Proteção é um projeto integrante do Engajamento Barra do Riacho, uma iniciativa liderada pela Fibria com o propósito de alavancar o desenvolvimento integrado e participativo da comunidade, com o envolvimento de empresas, sociedade civil e o poder público.