Um estudante de Vitória, Estado do Espírito Santo, no Brasil está bem próximo de realizar o sonho de se tornar médico. O primeiro passo já foi dado e Gabriel Pozzatto Barbosa Pimentel, de 18 anos, vai embarcar com destino à Rússia para cursar Medicina. “Além do meu pai, tem outros médicos na família. Cresci com isso, o que me influenciou a seguir nessa carreira”, explica.
O jovem vai estudar na Universidade Médica Estatal de Kursk, considerada uma das melhores do país e líder no ensino em inglês. A escolha pela Rússia se deu principalmente pela estrutura da faculdade e qualidade do curso. “Me falaram que é uma excelente instituição, que o diploma é reconhecido mundialmente e que cobram bastante dos alunos. Mas é só fazer sua parte, estudar as matérias e frequentar as aulas que vai dar tudo certo”, afirma.
Pimentel está empolgado com a nova etapa e preparado para uma rotina intensa de estudos. “Espero que seja uma experiência muito boa, porque vou levar para a vida”, finaliza. Com as malas prontas, resta agora encontrar com outros brasileiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no dia 20 de fevereiro e partir rumo à realização de um sonho.
Qualidade e excelência
No total, mais de 100 médicos brasileiros já se graduaram pela Instituição e agora atuam em hospitais e clínicas nos quatro cantos do país. Outros 500 estudam atualmente medicina em inglês na Universidade Médica Estatal de Kursk.
Todos os alunos embarcaram com o suporte da Aliança Russa, representante oficial das universidades russas no Brasil. A agência é a responsável pelo processo seletivo e por todos os trâmites para que o aspirante a médico conquiste a tão sonhada vaga em medicina.