1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

ONG Educando volta a treinar professores do ES para impactar 9,6 mil alunos

enviar por email

04/10/2018

Da: Redação*

Ao todo, 84 docentes de ensino médio da rede pública estadual de 12 cidades serão capacitados pelo programa STEM Brasil no estado

Outubro, 2018 – O Espírito Santo volta, nesta semana, ao foco do STEM Brasil, programa de capacitação de professores da ONG norte-americana Educando. Nestas quinta e sexta-feiras, dias 4 e 5, um grupo de 84 docentes do ensino médio de 12 escolas da rede pública estadual receberá mais uma etapa de formação nas áreas de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática.

Desta vez, a ação, focada no aprimoramento  de aulas práticas e realizada em parceria com empresas privadas e o governo local, vai impactar 9,6 mil alunos de 12 cidades: Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Gandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro do Itapemirim, Itaciba, Itapemirim, Mimoso do Sul, São Gabriel da Palha, Vale Esperança e Vitória.

O estado é segundo que mais esteve na agenda do STEM Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. Já foram três passagens no Espírito Santo, com 210 professores formados, de 30 escolas, impactando 24 mil alunos.

“O STEM Brasil tem muito orgulho de ser parceiro do Espírito Santo desde 2016. Hoje, vemos que o estado é destaque em qualidade na educação no país. Esses resultados nos deixam cada vez mais confiantes de que a cada nova formação ajudamos a avançar a educação brasileira”, afirma Marcos Paim, diretor do STEM Brasil.

O STEM Brasil chega ao Espírito Santo após treinar, somente nos últimos dois meses, 1.351 professores em 202 escolas dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Amapá chegando a aproximadamente 110 mil alunos impactados somente entre agosto e setembro.

Confira, neste link, vídeo especial feito com um dos professores já capacitados - https://www.youtube.com/watch?v=SEDPZdnc42M.

Sobre o STEM Brasil
O STEM Brasil começou em Pernambuco, em 2009, e já treinou mais de 4 mil professores em 670 escolas de 17 estados brasileiros, alcançando um impacto positivo em mais de meio milhão de alunos (575 mil). O sucesso levou o programa a ser adaptado para o currículo mexicano, e o STEM México foi implantado no país no final do mês passado. Segundo levantamento da consultoria internacional ManpowerGroup, engenheiros e profissionais de TI são cargos onde há grande carência de mão de obra em ambos os países.

O programa oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas e facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. Os professores são moldados a fazer os estudantes colaborarem em projetos e a resolverem problemas juntos, com o professor atuando como facilitador.
A formação envolve quatro áreas: física, química, biologia e matemática. Cada professor passa por 180 horas de formação distribuídas ao longo de dois anos. “O objetivo do STEM Brasil é incentivar o professor a despertar a sua paixão nos alunos”, afirma Kelly Maurice, diretora executiva da Educando.
  
Novo nome
Em junho, a ONG Worldfund passou a chamar-se Educando. O anúncio foi feito durante a entrega do Prêmio de Liderança em Educação (Education Leadership Award), em Nova Iorque, em evento para arrecadar fundos para ampliação dos programas educacionais da ONG na América Latina. A mudança de nome tem como objetivo aproximar a organização dos professores e diretores de escolas públicas na América Latina, onde os programas estão se expandindo rapidamente e onde a ONG tem parcerias bem-sucedidas com as secretarias de Educação e os governos locais. E, em inglês, ‘Edu-can-do’ remete a Education Can Do, ou seja, a educação & lsquo;pode ajudar’, ‘pode fazer muito’ (pelo país).

Sobre a Educando
Inspirando Professores > Criando Líderes > Transformando Vidas
Fundada em Nova Iorque em 2002 como World Development and Education Fund (Worldfund), a organização não-governamental Educando trabalha em parceria com governos locais para trazer investimentos de empresas privadas para projetos educacionais na América Latina. Em 15 anos, a instituição já levantou mais de US$ 30 milhões em investimentos e capacitou mais de 9,2 mil educadores no Brasil e no México, com impacto em mais de 5,3 milhões de estudantes.
Redes Sociais Facebook: 
EducandobyWorldfundBR
Twitter: @educando_br
Instagram: educando_br
Linkedin: Educando by Worldfund
Youtube: Educando by Worldfund

Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...