Da: Redação*
Há 30 anos morria Mauro Gonçalves, o Zacarias de “Os Trapalhões”. O personagem marcou toda uma época ao integrar o programa ao lado de Didi (Renato Aragão), Dedé (Manfried Santana) e Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes). Por mais de 30 anos o quarteto fez parte dos domingos dos brasileiros na televisão brasileira e chegou a entrar no "Guinness Book" – livro dos recordes – como o humorístico de maior duração na TV.
Mineiro de Sete Lagoas, Mauro Gonçalves nasceu em 1934. Antes de se tornar famoso, foi vendedor de sapatos e trabalhou em uma fábrica de café. Estudou arquitetura. Começou a carreira de humorista numa rádio de Belo Horizonte na década de 1950. Em 1974, passa a integrar o grupo.
O humorista ficou no quarteto até 18.03.1990, quando morreu, aos 56 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com o boletim médico, a causa da morte foi insuficiência respiratória em consequência de uma infecção pulmonar.
Nota do Editor: Em 1977, conheci o grupo através do empresário deles, o Romildo, lá em Linhares, exceto o Didi que não veio. Eles fizeram uma apresentação no estádio do Industrial em um dia de domingo pela manhã e depois foram fazer outra apresentação em Colatina, à tarde. E o Zacarias no papo de mesa era a mesma pessoa do palco. Além de eu buscar o Mussum o aeroporto de Vitória, viajei no meu carro para Colatia com o Zacarias, o Dedé e a mulher dele. Depois em 1981, quando tiveram em Vitória, me convidaram para ir apresentação deles em um circo. E por fim, a última vez que tive com eles foi o Rio de Janeiro, onde conheci o Didi. (Por Paulo César Dutra).