1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Em 2021 O Município De Santa Teresa Comemora Os 130 Anos De Criação

enviar por email

30/09/2020


 A Rua do Lazer da foto acima é uma das atrações da cidade mais italiana do país.
Santa Teresa é reconhecida como a primeira cidade a ser criada por imigrantes italianos em 1875, no Brasil. Em 1891 foi criado e instalado o município de Santa Teresa. É um município do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do  Brasil. Sua população estimada em 2018 era de 23.392 habitantes. A maioria da população é descendente de italianos, alemães e pomeranos.  Santa Teresa é também chamada "Beija-flor do Espírito Santo", graças à abundância destas aves na região e, principalmente, por ser a terra onde nasceu e viveu o cientista Augusto Ruschi — pioneiro nas pesquisas com beija-flores e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, localizado na cidade. O município possui uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo, e está cercado pelas montanhas da região serrana do Espírito Santo, com cerca de 40% de seu território composto de Mata Atlântica.
 
História

A história de Santa Teresa começa em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes de língua italiana trazidos pela Expedição Tabacchi. Na realidade, Tabacchi era, de Trento (Áustria) e, com ele vieram muitos imigrantes de língua italiana do Tirol, território pertencente até 1918 ao Império Austríaco, além de algumas famílias do Vêneto, território pertencente ao Reino da Itália desde 1866.

As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram, em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. Os colonos dedicavam-se a agricultura, tendo de início, além da cultura do café e cereais, realizadas algumas experiências bem sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, pátria de origem de muitos imigrantes, tais como a videira e o bicho da seda. Mas a cultura que se desenvolveu de fato foi a do café, que perdura até hoje como principal produto agrícola da região.

A origem do nome da cidade é controversa. A tradição local diz que provém da fé da italiana devota Maria Madalena Aliprandi Armini que, protegida pela sombra de uma árvore conhecida na região por Pau-Peba, reunia os imigrantes para rezarem em frente ao quadro de Santa Teresa que trouxera da Itália em 1876. À sombra dessa árvore se reuniam os colonizadores para suas orações. Embora haja outras hipóteses, esta é a mais aceita pelos locais para explicar a origem do nome Santa Teresa.

A pequena vila rapidamente se desenvolveu e já em 1891 foi criado e instalado o município de Santa Teresa. Em 1895 foram criadas a comarca e a paróquia. Em 1995 foi desmembrado o distrito de São Roque do Canaã, dando origem a um novo município. Possui a tradicional Carretela del Vin, Festa da Uva e do Vinho além do Festival Internacional de Jazz e Bossa.

Geografia

De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária do município de Vitória e Imediata dos municípios de Afonso Cláudio, de Venda Nova do Imigrante e de Santa Maria de Jetibá. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Santa Teresa, que por sua vez estava incluída na mesorregião Central Espírito-Santense.

Relevo

A sede do município está localizada a 655 metros acima do nível do mar. O ponto culminante é a Pedra Paulista, na divisa com o município de Itaguaçu, com 1099 metros. O segundo ponto mais alto é a montanha, onde se localiza o Radar da Aeronáutica, com 1065 metros, na divisa com o município de Santa Leopoldina. Os pontos mais baixos encontram-se no rio Saltinho, na divisa com o município de Fundão (95 m) e no rio Santa Maria do Rio Doce, na divisa com o município de São Roque do Canaã (115 m).

Há outros poucos pontos que passam dos 1000 metros de altitude, sendo que a maior área acima desta cota localiza-se na Serra do Gelo, próxima à divisa com o município de Santa Maria de Jetibá e à nascente do rio Santa Maria do Rio Doce. Os outros são a tríplice divisa, com os municípios Itaguaçu e de São Roque do Canaã, próximo à Pedra Paulista; morro próximo a Alto Recreio; morro em Nova Lombardia; e dois pontos a leste de Vinte e Cinco de Julho.

Clima

A latitude e a altitude são dois fatores que em muito influenciam na caracterização climática de uma região (embora não sejam os únicos fatores: a maior ou menor existência de vegetação e de umidade, por exemplo, também influencia). Santa Teresa é uma cidade geograficamente situada em uma região montanhosa da porção sul da região intertropical (aproximadamente 3 graus e 30 segundos ao norte da latitude do Trópico de Capricórnio), por isto o clima da cidade é geograficamente classificado como tropical de altitude.

Apesar disso, justamente devido às características geomorfológicas da região – em especial seu relevo alto (quase 700 metros acima do MSL), montanhoso e repleto de vegetação –, o município possui algumas características climáticas típicas do que a classificação climática de Köppen-Geiger atribui ao código Cwa.

Código Cwa

C = clima temperado
w = incidência de chuvas de verão
a = verão quente com temperatura média do ar que, no mês mais quente, é igual ou superior a 22 graus Celsius

Em suma, o município de Santa Teresa possui um clima tropical de altitude com elementos subtropicais (de clima temperado), o que faz com que a região tenha invernos secos e amenos e verões quentes e úmidos. Ainda, a primavera e o outono comportam-se como estações de transição, ou seja, que possuem características de ambas as estações (verão e inverno): como se poderá observar no gráfico abaixo, durante o outono predominam os dias quentes amenos, ao passo que durante a primavera predominam os dias frios amenos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de novembro de 1976 a março de 1982, janeiro de 1990 a junho de 2001 e maio de 2002 a janeiro de 2005, a menor temperatura registrada em Santa Teresa foi de 4,2 °C em 15 de agosto de 2000 e 11 de agosto de 2004,  e a maior atingiu 34,6 °C em 10 de setembro de 1997. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 121,7 milímetros (mm) em 12 de novembro de 1981. Outros grandes acumulados foram 120 mm em 26 de janeiro de 1979, 107,2 mm em 25 de março de 1979 e 105,1 mm em 22 de novembro de 1999. Janeiro de 1979, com 513,6 mm, foi o mês de maior precipitação.
 
Informações:
 www.santateresa.es.gov.br (Prefeitura)
www.camarasantateresa.es.gov.br (Câmara) 

Apoio:
Casa da Nona Pousada 
(55) (27) 99620.1508
reserva@casadanonnapousada.com.br 
Ladeira Virgilio Lambert, 14-Centro
Santa Teresa-Espírito Santo-Brasil
CEP-29 650.000

 
 

Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...