1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

ALES Aprova Mudança Em Recolhimento de ICMS do Milho

enviar por email

19/05/2016

Por: Redação*

O Plenário da Assembléia Legislativa do Espírito Santo - ALES aprovou em sessão extraordinária na última terça-feira (17) o Projeto de Lei (PL) 134/2016 de origem governamental. A matéria determina que até o dia 30 de novembro os produtores rurais não pagarão no ato da importação os 12% de ICMS que incidem sobre o milho no Espírito Santo. A medida passa a valer na data de publicação da lei sancionada. A proposta alivia a situação, mas não concede isenção, já que a compensação do imposto será feita posteriormente.

A proposição recebeu parecer positivo nas Comissões de Justiça, Agricultura e Finanças da ALES, antes de ser acolhida pelos parlamentares, que se mostraram amplamente a favor. O deputado estadual Gildevan Fernandes (PMDB), líder do governo, destacou que a lei é “importante para fomentar a agricultura”. 

O deputado estadual José Esmeraldo (PMDB) disse que o ideal era o ES produzir o próprio grão, o que não foi possível devido à estiagem. Para ele, a importação possibilitará que o produto tenha um preço menor, minimizando o impacto nos consumidores. “O milho importado vai trazer uma condição de vida melhor para todos nós. Se nós abastecemos o setor de suinocultura e avicultura vai beneficiar o consumidor”.

O deputado estadual Eustáquio de Freitas (PSB) reiterou o gesto do governo. “É preciso reforçar os problemas do agronegócio capixaba, que tem sofrido impacto por três anos consecutivos pela grave crise hídrica, a conjuntura vem elevando  o preço do milho. O governador, sensível a esse momento”, pontuou.

O momento difícil da economia e a crise hídrica foram destacados pelo deputado estadual  Edson Magalhães (PSD). Ele lembrou que o Estado de São Paulo perdeu parte da safra do grão recentemente, complicando mais a situação de quem depende do produto. De acordo com o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB), o quadro se agravou ainda mais porque o Brasil fez grande exportação de milho no ano passado. 
Segundo consta no site da Associação dos Avicultores do Espírito Santo S, o valor do milho cresceu acima dos 60% em 2015. A importação do produto é taxada em 12% de ICMS. 

A proposição faz emenda à Lei 7000/2001 para dar mais tempo, até 30 de novembro deste ano, para cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) nas operações de importação de milho em grão. 

Crise do milho

Os aumentos vertiginosos nas cotações de milho e farelo de soja acenderam desde janeiro de 2016 a luz vermelha nos setores diretamente atingidos pela escassez – avicultura e suinocultura. 

Em janeiro, uma nota da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) já relatava que as cotações desses insumos haviam tido uma disparada em diversas regiões do sul e sudeste, decorrente de uma escassez localizada e de fortes exportações do Brasil, o que poderia se reverter em uma alta nos preços das carnes de aves e suína.

A crise nos preços do milho e de ração tem levado algumas empresas do ramo da suinocultura e avicultura a adiarem investimentos e diminuírem o ritmo de produção. 
(Com informações da Web Ales).



Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...