Por: Redação*
Representantes de cafeicultores do Sul de Minas Gerais se reuniram na última segunda-feira (19) na cidade de Varginha para discussão da ameaça de importação de café verde por parte do Governo Federal. O deputado federal Evair de Melo (PV-ES) esteve no encontro e confirmou que os cafeicultores mineiros, assim como os capixabas, são contra a importação e afirmam que há café suficiente em estoque para abastecer a indústria.
“Saio desse encontro com os cafeicultores mineiros convicto que a adesão deles aos produtores capixabas, que repudiam a importação, é a posição correta e não abriremos mão de lutar contra essa ameaça do café estrangeiro. Essa pressão que as indústrias de café solúvel estão fazendo sobre o Governo Federal para a liberação de importação é pura especulação. Elas alegam falta de produto e essa alegação não procede porque há estoque suficiente para as indústrias”, afirmou o deputado.
Ao final do encontro foi elaborada uma carta dirigida ao ministro da Agricultura Blairo Maggi em que, entre diversas observações, ressalta que importar sem uma política definida previamente e somente porque nesse momento existe uma pseudo falta de café para a indústria de solúvel é uma atitude imprudente. De acordo com o documento assinado pelos representantes de vários órgãos do setor cafeeiro de Minas Gerais, é preciso, em conjunto, definir uma política que valha para o presente e futuro, e não gere especulações sobre a produção e os preços do produto nacional no mercado interno e exportação.