1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

A 3ª Conferência Onshore e Offshore e o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia

enviar por email

08/05/2022

O evento além de promover difusão dos projetos e expertises do seguimento, divulgou nos debates as potencialidades do Espírito Santo no setor

Por Paulo César Dutra*

A 3ª Conferência Onshore e Offshore a Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia-FECAPGE realizada nos dias 26, 27 e 28 de abril último, teve como proposta, dos realizadores, patrocinadores e participantes, promoverem a difusão dos projetos e expertises do segmento, por meio da troca de experiências e debates, além de identificar potencialidades do Estado do Espírito Santo, no Brasil, do setor. O evento ainda fomentou a divulgação e comercialização de produtos e prestação de serviços, nas rodadas de negócios. A programação incluiu também a Conferência Onshore e Offshore. 

Na abertura do evento, dia 26, os anfitriões, Manoel de Oliveira Passos, presidente da Associação Capixaba das Empresas de Serviços de Petróleo, Gás e Energias – FECAPGE,  Jose Maria Cola dos Santos, presidente da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros e o presidente do CREA-ES, Jorge Silva, deram as boas vindas aos parceiros e participantes.
 
Conferência e a Feira

A Conferência e a Feira aconteceram no Centro de Convenções de Vitória, na Rua Constante Sodré, 157, no bairro Santa Lúcia, em Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. Durante a programação do evento, aconteceu a 3ª Conferência Onshore e Offshore, que contou com painéis e seminários, para debater os temas
 
Segundo o organizador do evento, o engenheiro capixaba  Manoel de Oliveira Passos, a FECAPGE é um espaço que oportunizou aos participantes a troca de experiência por meio da 3ª Conferência Onshore e Offshore, geração de renda por meio da Rodada de Negócios, além da participação de importantes empresas do setor de Petróleo, Gás e Energia, na Feira.

“Os pequenos são extremamente importantes para compor a cadeia produtos do setor aqui no Espírito Santo, por isso, criamos um ambiente em que vamos juntar esses atores no mesmo local”, disse Manoel Passos.

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas -ADERES, Alberto Farias Gavini Filho, disse que “o Governo do Estado, por meio da ADERES, veio mais uma vez oportunizar espaços para a geração de renda e capacitação voltada para os pequenos negócios.”
 
“Dessa vez estamos apoiando a Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia - FECAPGE que tem o propósito de valorizar as pequenas empresas desse segmento”, disse Gavini.

Conferência Onshore e Offshore

Durante a programação do evento, aconteceu a 3ª Conferência Onshore e Offshore, que contou com painéis e seminários para debater os temas abaixos:
Descomissionamento – Hospedagem de plataformas em águas capixabas;
Como a Petrobras enxerga o Espírito Santo para o descomissionamento;
Diversificação de matriz energética – Energias renováveis;
Oportunidades para a cadeia de fornecedores.

Programação

O evento teve entrada gratuita, mas foi necessária ao interessado fazer uma inscrição prévia. O funcionamento da feira foi de 14h às 21h em todos os dias do evento. A FECAPGE foi uma realização da Associação Capixaba das Empresas de Serviço de Petróleo, Gás e Energia, em conjunto com a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (ADERES).
 
Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia-FECAPGE

A Feira foi uma realização da ACESPETRO que foi patrocinada pelo CONFEA, CREA-ES, Mútua-ES. A Feira teve os apoios do SEBRAE, ABRIP, FINDES, IFES, UFES, ADERES, GOVERNO do Estado do Espírito Santo e Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia.
 
O Evento 
 
A Associação Capixabas das Empresas de Serviços de Petróleo, Gás e Energias e a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros, foram quem receberam os participantes da Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia- FECAPGE e da 3ª Conferência Onshore e Offshore.

Patrocínio:
CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia;
CREA-ES – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo
MUTUA-ES Caixa de Assistência dos Profissionais dos CREAS do Espírito Santo.

Apoio Institucional
ABPIP – Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás
FINDES – Federação das Indústrias do Espírito Santo
IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
FOLHA VITÓRIA – O jornal online do Espírito Santo
SEBRAE-ES – Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo
ADERES – Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

RODADAS DE NEGÓCIOS

Rodada de Negócios – SEBRAE
Mais Negócios – FINDES
IMETAME
KARAVAN OIL
MODEC
NAVSUPPLAY
SBM OFFSHORE

A realização conjunta deste evento esteve a cargo da Associação Capixaba das Empresas de Serviços de Petróleo, Gás e Energias, que teve como objetivo promover a defesa dos interesses gerais e legítimosdas associadas perante o poder público vinculado às esferas federal, estadual e municipal, agências e/ou órgãos reguladores e demais entidades da administração pública direta ou indireta, assim como as outras entidades de classe e indústria em geral, e da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros- SEE uma entidade de classe sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública desde 1952, pela Lei Estadual nº 668, que desde seu início, em 25 de setembro de 1950, congrega a classe de engenheiros, sendo por meio da decisão nº PL-0957/2015 do CONFEA, reconhecida como entidade precursora do sistema CONFEA/CREA no Estado do Espírito Santo.

A 3ª Conferência Onshore e Offshore, A Rodada de Negócios e a Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia- FECAPGE aconteceu no período de 26 a 28 de abril de 2022,  com palestras ministradas por representantes de renome nacional e internacional, expositores do setor capixaba de petróleo e gás e rodas de negócios.
O objetivo do evento foi de promover a difusão dos projetos e expertises do setor de óleo e gás por meio da troca de experiências e debates, e identificar potencialidades capixabas frente aos empresários do setor, além disso, visa fomentar a geração de vendas de bens e prestação de serviços.

Na abertura do evento, dia 26, os anfitriões, Manoel de Oliveira Passos, presidente da Associação Capixaba das Empresas de Serviços de Petróleo, Gás e Energias – FECAPGE,  Jose Maria Cola dos Santos, presidente da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros e o presidente do CRE-ES, Jorge Silva, deram as boas vindas aos parceiros e participantes.

Encerrada a solenidade de abertura foram iniciados os trabalhos técnicos da 3ª Conferencia com o painel I, com o tema Descomissionamento-Hospedagem de Plataformas em águas capixabas. O mediador foi Luis Claudio Montenegro.
Como painelistas foram convidados o contra- almirante –RMI-IM Walter Lucas da Silva (virtual), que é diretor-presidente da Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, Anderson Cantarino – gerente executivo de HSR e Operações no IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (presencial), Mauro Destri, diretor na Alvarez & Marsal e coordenador do comitê de Inovação e Relacionamento com a Academia (CIRA) da ABPIP e especialista em comissionamento I O&M C&M I Energias renováveis I Avaliação de Ativos I M&A I DDT I PMI (presencial).

A partir daí foi passada a coordenação e condução do painel para Luis Claudio Montenegro. Depois foi realizado o SeminárioTécnico I com o tema Como a Petrobras Enxerga o Espírito Santo Para o Descomissionamento. Falou no inicio o gerente geral de Descomissionamento de E&P da Petrobras, Eduardo Zacanon. Depois foi a vez da exposição da Gerente Geral da Petrobras no ES, Eduarda Cristina Mangaravite (presencial).

No segundo dia – 27.04
Iniciado com o Painel II com o tema Oportunidades para cadeia de fornecedores. A moderadora foi Ana Karla Macabu, também painelista do Painel. Os convidados painelistas foram Karen Quelhas e Ludmilla Valente Silva (ambas online) que são coordenadoras na Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente – SSM da Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis, com o tema dinâmica de Descomissionamento – Oportunidades no ES. Ana Karla Makabu analista do SEBRAE se apresentou com o tema Apoio a Competitividade dos Pequenos Negócios.  Depois foi a vez de Gustavo Nunes Rodrigues, Coordenador da FINDES -com o tema mais negócios, e Jose Vieira Neto, especialista de Negócios, IEL-ES, com o tema Qualificações e Certificações para o Setor de Óleo e Gás e o PRODFOR. Karen Cubas – gerente da UNIBP, IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo se apresentou com o tema Qualificações e depois  Clauco Nader da Dinamus Consultoria com o tema Como Vender Por Meio dos Portais de Fornecedores B2B.

Logo depois foram iniciados os Seminários técnicos, com o tema A Importância do Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Setor de Óleo e Gás.
SeminárioTécnico I – ENDSERV como professor da UFES Temístocles de Souza Luz.
Depois foi o seminário técnico II ETINKV Equipamentos Industriais Ltda – com Luiz Alberto Carvalho – Engenheiro mecânico e diretor de operações.

Terceiro dia 28.04.2022
Iniciado com o Terceiro Painel III, com o tema Diversificação de MatrizEnergética – Energias Renováveis. O moderador do painel foi Romeu Rodrigues, consultor do Conselho de Infraestrutura de Energia da FINDES como mediador.
Como painelistas foram convidados Rachel Freixo – subsecretária de estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação profissional e Desenvolvimento Econômico- SECTIDES;  Carlos Henrique Coordenador do Fórum Capixaba de Energias Limpas
 e Naiara Aguiar Galliani – Gerente de inovação e Consultor saias da Silva, ambos do IST – Eficiência Energética na Indústria.

Depois, por fim, ocorreu o Seminário Técnico com Vitor Romero Moulin Teixeira – Sócio Fundador e CEO da Clean Clic.

Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...