O IBGE está realizando o Censo Demográfico 2022 de forma transparente, com vários mecanismos de controle, seguindo rigorosamente todas as etapas necessárias e imprimindo qualidade em todas as fases da operação. Até o dia 24 de janeiro de 2023, foram visitados cerca de 89 milhões de domicílios e recenseadas 184 milhões de pessoas.
Ressaltamos que os dois adiamentos do Censo, em 2020 e 2021, permitiram ao IBGE aprimorar alguns processos da operação. Um deles foi a realização de testes nacionais, uma prática inédita na Instituição e sempre destacada pelas equipes de campo do IBGE como uma boa prática. Os testes nacionais abrangeram pelo menos uma localidade em cada estado do Brasil. Foram visitados cerca de 40 mil domicílios, sendo recenseadas 111 mil pessoas naquela ocasião. Foi uma grande oportunidade de se testar com sucesso todas as etapas da operação, além de capacitar as equipes envolvidas e implementar melhorias nos processos de coleta e controle.
A qualidade da cobertura de um Censo é acompanhada durante a operação, por meio de indicadores do sistema de supervisão e de modernas ferramentas de geotecnologia, inéditas no Censo, além de retorno a campo para verificação in loco. O Censo 2022 conta ainda com a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), feita por amostra de setores censitários, cujo principal objetivo é fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta. A PPE tem início quando os setores selecionados estiverem completamente coletados e supervisionados pelo Censo. A divulgação da PPE está prevista no plano de divulgação do Censo 2022.
Prolongamento da coleta
O período da operação se alongou fundamentalmente pela falta de pessoal, sobretudo para a coleta de dados. Em alguns municípios essa escassez foi consequência de mais oportunidades de emprego existentes no local. O IBGE envidou vários esforços para minimizar a falta de recenseadores: demandou medidas provisórias a fim de flexibilizar o recrutamento e permitir a contratação de servidores públicos aposentados; aumentou a remuneração dos recenseadores; implementou o pagamento de ajuda locomoção das equipes; e fez acordos com secretarias municipais de saúde e universidades.
O IBGE está dedicado a minimizar os efeitos do atraso na conclusão da operação censitária para a qualidade dos resultados. Ressaltamos que cerca de 65% da coleta das informações do Censo 2022 foi feita até o mês de outubro. Destacamos ainda que se trata de uma pesquisa com coleta eletrônica, o que reduz a possibilidade de erro durante a captação das informações, visto que as datas de referência da pesquisa fazem parte das perguntas inseridas no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Ademais, existem perguntas de cobertura para verificação das informações, além da etapa de supervisão prevista, conforme salientado acima. Existe um sistema de supervisão muito abrangente e efetivo.
Campanha de divulgação
Embora não tendo o alcance desejado, a publicidade paga existiu. Em complementação, o IBGE se valeu, de forma inédita, dos veículos de imprensa através de um Plano de Comunicação desenhado para o Censo 2022, com objetivo de colocá-lo na mídia quase que diariamente, dando ampla divulgação a todas as etapas programadas: Processos Seletivos; Teste em Paquetá; Teste Nacional; Pesquisa do Entorno; Lançamento do Censo no Museu do Amanhã; Início da Coleta Domiciliar; Acompanhamento da Coleta em territórios quilombolas e indígenas; Visita de Observadores Internacionais de 18 países; Balanços Mensais da Coleta; e Divulgação dos Resultados Prévios. De acordo com o clipping contratado pelo IBGE, o Censo esteve na mídia em pelo menos 9 mil matérias veiculadas, no âmbito nacional e regional, desde o início da coleta. Cabe lembrar que todas as críticas publicadas pela imprensa já foram tratadas e discutidas em entrevistas coletivas e individuais promovidas pelo próprio IBGE, sempre comprometido a garantir a máxima transparência institucional.
Entre os inúmeros desafios do Censo 2022, destacam-se algumas mudanças estruturais na sociedade que impactam diretamente na operação, tais como: maior número de domicílios com apenas um morador, mudanças no mercado de trabalho, e questões relacionadas à segurança. Esses fatores têm dificultado cada vez mais o acesso dos recenseadores aos moradores. Salientamos que não é somente o Censo que sofre com a falta de acesso a parte da população, este fenômeno também vem sendo observado nas pesquisas domiciliares por amostragem.
Orçamento
No ano de 2022, a dotação orçamentária foi de R$ 2.292.957.087, sendo liquidados cerca de R$ 1,76 bilhão e inscritos em restos à pagar não processados aproximadamente R$ 484 milhões. Para o ano de 2023, a dotação orçamentária é de R$ 233.873.573.
Informamos que, diferente de Censos passados, os DMCs e os tablets foram adquiridos em parceria com o Ministério da Saúde, para o qual serão repassados ao final do Censo. O IBGE não arcou com os custos de aquisição destes equipamentos.
Agentes de saúde como recenseadores
A colaboração dos agentes de saúde se deu também de forma inédita no Censo. Esses agentes estão plenamente aptos a trabalhar no Censo, pois, além de terem sido treinados e capacitados, são pessoas que conhecem o território com muita propriedade, visto que fazem este percurso diariamente em suas tarefas como agente de saúde. Além disso, possuem experiência de abordagem aos moradores, habilidade essencial na coleta. Destacamos que já durante o processo de treinamento ficou clara a capacidade desses agentes em lidar com o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Muitos desses agentes estão atuando em aglomerados subnormais, locais de difícil acesso, mas que eles já conhecem. Cabe esclarecer que esses agentes foram recrutados como recenseadores, seguindo todos os trâmites de contratação e capacitação previstos.
Imputação de dados
Não houve imputação de questionário, o que ocorreu foi imputação de pessoas nos domicílios, uma prática semelhante já utilizada no IBGE quando se divulgam resultados preliminares do Censo. Mais detalhes podem ser conferidos na nota metodológica divulgada com a Prévia da População dos Municípios com base nos dados do Censo 2022 coletados até o dia 25/12/2022.
Entrega dos dados ao TCU
Em 2022, assim como ocorreu em 2010, o resultado entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) foi um resultado não definitivo de população. No Censo 2010, os resultados tiveram a seguinte sequência de divulgação, conforme consta na página 673 da Metodologia do Censo 2010:
- Dia 4 de novembro de 2010: População Residente – Resultados divulgados no diário oficial da união em 7/11/10 (população entregue ao TCU) - 185.712.713 habitantes
- Dia 29 de novembro de 2010: População Residente – Primeiro Resultados do Censo 2010 - 190.732.694 habitantes
- Dia 29 de abril de 2011: Sinopse do Censo 2010 – Resultado definitivo de População do Censo 2010. 190.755.799 habitantes
Treinamento dos recenseadores
O treinamento dos recenseadores é uma etapa importante, e o IBGE fez inovações no processo de capacitação dos censitários, através da combinação de treinamentos presenciais e ferramentas on-line (vídeos, ensino a distância, seminário etc.).
Para a elaboração do modelo de treinamento, foram consideradas estratégias que assegurassem a transmissão uniforme dos conhecimentos, bem como o uso prático do equipamento de coleta.
Trabalho de campo
A operação de campo é complexa e exige muita coordenação e, principalmente checagem do trabalho realizado de maneira permanente durante a coleta. Os Censos anteriores tiveram suas formas de verificação e checagem da coleta, porém com menos recursos tecnológicos que estão disponíveis atualmente.
Em 2022, o processo de verificação do trabalho de campo mudou valendo-se da inovação tecnológica com a utilização de ferramentas de georreferenciamento. O Censo 2022 conta com modernos instrumentos de geoinformação e ferramentas de controle, alcance, cobertura e acompanhamento digital, em tempo real, com capturas das coordenadas de GPS, permitindo altíssimo nível de precisão operacional - via Dashboard Censo 2022; SIGC (Sistema Integrado de Gerenciamento e Controle); Sispac (Sistema de Plano de Análise do Censo Demográfico); PGI (Plataforma Geográfica Interativa); SIG-RC (Sistema de Informações Gerenciais do Ritmo da Coleta). Salientamos que o sistema de supervisão do Censo 2022 passou por um processo de atualização permitindo acompanhamento muito mais tempestivo da operação.
No Censo 2022 os recenseadores estão indo a campo com DMCs com chip de telefonia, diferentemente do que ocorreu em 2010. Esta tecnologia permite acompanhamento praticamente em tempo real, no qual recenseador pode transmitir as informações imediatamente após coleta de cada questionário e ter seu percurso registrado. O controle das coordenadas e trajetos dos recenseadores possibilita uma verificação inédita da cobertura geográfica do Censo, além de outras variáveis que podem ser monitoradas durante a operação.
Adiamento da PNAD Contínua
Até o Censo 2010, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) não era realizada em anos de Censo, por se entender que a estrutura do IBGE não comportava as duas operações concomitantes. Em 2022 a PNAD Contínua foi mantida em função da sua característica conjuntural que, portanto, não deve ser interrompida em anos de Censo. Vale lembrar que a PNAD Contínua é uma pesquisa mais abrangente que a antiga PNAD.
Alterar o calendário da pesquisa não estava previsto, entretanto, foi necessário visando garantir a qualidade da pesquisa e a realização do Censo simultaneamente. Destacamos que o adiamento foi comunicado com antecedência no Portal do IBGE e que não acarretou quaisquer prejuízos à pesquisa. O adiamento da PNAD Contínua não é um fato inédito, tendo ocorrido em período de greve dos servidores; de mudanças na estrutura de sistema e de questionário da pesquisa; e por último, no período da pandemia de Covid-19. A pesquisa foi a campo nos 3º e 4º trimestres de 2022, trazendo, além do seu núcleo básico e dos módulos tradicionais, os módulos especiais: 3º trimestre - Desenvolvimento Infantil e Pessoas com Deficiência; 4º trimestre - Tecnologia da informação TIC, Trabalho através de plataforma e Teletrabalho. Os resultados de mercado de trabalho do 3º trimestre já foram divulgados e os referentes ao 4º trimestre serão divulgados no dia 28 de fevereiro de 2023. Será uma divulgação histórica com a apresentação da PNAD Contínua 2012-2022, uma retrospectiva, além das divulgações tradicionais: Divulgação Mensal referente ao trimestre móvel terminado em dezembro, Divulgação Trimestral do 4º trimestre de 2022 com dados desagregados por UF. No dia 24 de fevereiro de 2023 será divulgada a Renda domiciliar per capita com base nos dados da PNAD Contínua.
Conselho Diretor do IBGE
24 de janeiro de 2023
IBGE/UE-ES/SDI-Seção de Disseminação de Informações
(27) 3533-1022/1030