Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente foca em ações práticas para incentivar estudo de Ciências em mais de 650 escolas públicas e particulares do País
Em sua 25ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente apresenta nova metodologia focada na experimentação científica e na realização de feiras de ciências nas escolas. A nova proposta vem de encontro a uma das diretrizes mundiais da empresa para o desenvolvimento sustentável que visa incentivar o conhecimento científico, traduzido pela sigla STEM – sigla em inglês que abrange ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Também está em linha como o novo posicionamento do Ministério da Educação de trabalhar atividades científicas no ciclo de alfabetização. Ao todo cerca de 650 escolas públicas e particulares em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Santa Catarina terão seus educadores capacitados e vão receber material didático para estimular o desenvolvimento de projetos de ciências relacionados ao tema “Energia e Ciência, em busca de soluções sustentáveis”.
Para Leonardo Gloor, diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal, o pensamento científico pode contribuir para o melhor entendimento dos desafios humanos e suas respectivas soluções. “Acreditamos na produção de conhecimento como instrumento de promoção da educação ambiental. Nosso intuito é proporcionar o desenvolvimento de atividades investigativas e estimular o trabalho coletivo”, afirma. O novo formato do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente também pretende valorizar o papel do educador, com prêmios específicos, e homenagear os alunos coletivamente.
Ao trabalhar em sala de aula o tema Energia e Ciência, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2016, visa envolver estudantes e professores sobre a importância do tema no cotidiano do aluno, estimular a curiosidade, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico, habilidades que também serão trabalhadas em oficinas junto aos filhos de empregados. As mais de 290 mil cartilhas desse ano já começaram a ser distribuídas às escolas envolvidas.
Desde 1992, o projeto já beneficiou cerca de 6 milhões de crianças. Em 2015, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente foi realizado em 40 municípios, mobilizou 640 escolas públicas e particulares, envolveu 7 mil educadores, disseminando a importância da sustentabilidade entre 215 mil alunos. O projeto é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Meio Ambiente e com as unidades locais da ArcelorMittal. Todo o material está disponível no site da Fundação ArcelorMittal para download: www.fundacaoarcelormittal.org.br