Da redação*
A educação baseada em evidência já é realidade no Brasil. Nos últimos anos, startups de tecnologia da educação têm trabalhado no cruzamento e sistematização de dados educacionais que antes eram subutilizados e pouco acessíveis às escolas brasileiras.
A partir do cruzamento de dados que existem faz tempo, é possível criar novos indicadores com enorme valor para o planejamento de políticas educacionais e elaboração de intervenções pedagógicas. Os indicadores são disponibilizados em plataformas online de forma intuitiva para que professores, gestores e até mesmo governos responsáveis por políticas públicas tomem decisões fugindo de “achismos”.
As bases de dados utilizadas incluem o Censo Escolar, o Censo Populacional do IBGE e microdados de avaliações públicas, como Enem e Prova Brasil. Esse big data educacional favorece o diagnóstico preciso das instituições e redes de ensino, a tomada de decisões, a economia de recursos e saltos na aprendizagem dos alunos.
Uma das pioneiras na análise desses dados é a Tuneduc, startup de impacto social fundada pelos professores da Faculdade de Economia da USP (FEA/USP) Ricardo Madeira e Fernando Botelho. Em quatro anos de atuação, os insights e indicadores fornecidos em suas plataformas online já empoderaram mais de 300 mil professores de 8 mil escolas públicas e 5,5 milhões de alunos pelo Brasil.
Com projetos em parceria com as redes estaduais de São Paulo, Pará e Pernambuco, viabilizados com a colaboração do Itaú BB, Instituto Unibanco e Fundação Lemann, e soluções em mais de 600 escolas da rede privada, a Tuneduc tem proporcionado melhorias educacionais em diversos níveis: gestores públicos formatam políticas, materiais didáticos e avaliações mais assertivas a partir das fragilidades diagnosticadas na plataforma; unidades regionais visualizam facilmente as dificuldades das escolas administradas e coordenadores e professores, em sala de aula, têm relatórios personalizados com os dados de cada aluno, além de materiais e outras ferramentas de apoio.
"Todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem encontram informações relevantes nas plataformas: do secretário de educação ao professor que está dentro da sala de aula. A gestão por evidências é um caminho sem volta, que vai impactar muito o bom uso de recursos e o planejamento de políticas educacionais", afirma o professor Botelho, sócio-fundador da Tuneduc.
Tecnologia
Para capacitar os educadores no uso da tecnologia, secretarias de educação oferecem formações utilizando as plataformas de análise. Os participantes, por sua vez, multiplicam o conhecimento dentro das escolas, fomentando o uso de dados no dia a dia das instituições e tornando mais objetiva a adoção de novas práticas pedagógicas.
Já no contexto do espaço escolar, a educação baseada por evidências toma o papel de norteadora das atividades estratégicas e pedagógicas, possibilitando que as escolas descubram, por exemplo, os componentes curriculares que precisam ser reforçados no plano pedagógico. Com metas e objetivos planejados, é possível até simular o impacto que certas intervenções teriam no desempenho em vestibulares e no Enem.
Para os professores, o impacto é ainda mais surpreendente e promove uma renovação das práticas a partir de insights. Com a análise dos dados de avaliações, é possível investigar o desempenho de alunos ou turmas, listar habilidades, competências e objetos do conhecimento prioritários e fomentar atividades focadas nos assuntos com maior defasagem em cada turma ou até por aluno, favorecendo o ensino personalizado.
"As escolas encontravam dificuldades para digerir os resultados das avaliações padronizadas e, portanto, fazer o planejamento pedagógico baseado nessas informações. Hoje, os educadores dessas redes sabem exatamente os conteúdos que precisam ser reforçados para que o aluno saia da escola melhor preparado", afirma o professor Madeira, pesquisador da USP e sócio-fundador da startup. "Ainda há muito o que avançar na educação brasileira. Os dados são cruciais porque guiam o percurso e mostram se estamos na direção certa".
(*) Release elaborado e de responsabilidade da Tuneduc