O Ministério do Planejamento enviou para o Congresso Nacional proposta de projeto de lei que permitirá a realização de novo concurso público para o preenchimento de 150 vagas para o cargo de analista de finanças e controle junto ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). A proposta também alterará as atribuições da carreira, com o objetivo de incorporar competências que atualmente são exclusivas dos auditores do SUS. Para concorrer ao cargo é necessário possuir nível superior em qualquer área, com inicial de R$ 15.365,70, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 373
O concurso será uma forma de ocupar as vagas de 65% dos 735 servidores do Ministério da Saúde lotados na auditoria já estão em condições de pedir aposentadorias. Como não existe uma carreira específica de auditor do SUS, não havia a possibilidade de realizar concurso de auditor para repor a equipe.
A diretora do Sindicato dos Servidores do Serviço de Auditoria do SUS (UnaSUS), Solimar Vieira Mendes, ressaltou a necessidade de que os atuais auditores em condições de aposentadoria continuem trabalhando, para que possam repassar as peculiaridades das rotinas de trabalho para os aprovados no concurso.