1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Salvador Entra na Modernidade da Coleta de Lixo

enviar por email

14/09/2015

      A capital da Bahia, Salvador passou a ser a quarta cidade do Brasil a instalar a lixeira subterrânea como arma contra a sujeira da cidade, principalmente nos pontos turísticos. As lixeiras são em aço inoxidável. Elas trazem uma surpresa que vai além do visual moderno: um fundo falso. O lixo descartado segue direto para um contêiner subterrâneo capaz de armazenar até três toneladas de resíduos. Segundo a prefeitura da capital baiana, não há custo para o município. Os contratos com as empresas, que realizam a coleta prevê a aquisição dos novos equipamentos. No Brasil, a cidade de Paulínia, no interior paulista, foi a pioneira no uso de contêineres, em 2011. A ideia foi replicada nas capitais, Fortaleza (CE) e São Paulo (SP).

      A primeira lixeira com container foi instalada em um calçadão próximo ao ponto turístico da cidade, o Forte da Barra ( Forte Santa Maria), no bairro da Barra, em Salvador, tendo começado  a funcionar no dia 22 de agosto de 2014, com a inauguração das obras de requalificação do bairro. Outros 20 contêineres foram espalhados em diversos pontos da capital baiana, como no Mercado Modelo, no Subúrbio, na Lagoa do Abaeté e nas Cajazeiras.

      Cada lixeira é destinada ao depósito de lixo úmido (não reciclável) e outra, ao lixo seco (reciclável), que seguem para compartimentos diferentes dentro do container. Outra vantagem é que o lixo fica isolado, o que evita mau-cheiro e a presença de animais. Um dispositivo informa a empresa de limpeza sobre a necessidade de retirada do resíduo quando o container alcançar 80% da sua capacidade.

      Para a retirada do lixo, uma pequena grua automática é colocada no teto da caixa subterrânea, que é suspensa até a superfície e presa ao caminhão de coleta, onde o resíduo é despejado. O sistema pretende reduzir os custos de coleta, o deslocamento de veículos e gastos com energia.

      A instalação das lixeiras subterrâneas está sob responsabilidade da empresa Limpurb, que dá a destinação correta ao material coletado – os secos irão para as cooperativas de reciclagem. Em razão da sua simplicidade e alta eficiência, este sistema de coleta é bastante comum na Europa, principalmente na Alemanha e na Espanha.

      Nas cidades do Brasil, o armazenamento e a coleta de lixo ainda são um problema sério. Quando despejado na rua ou a céu aberto, o lixo polui o meio ambiente e trazer sérios riscos à saúde humana. Para reverter esse quadro, uma das soluções encontradas foram as lixeiras subterrâneas. A vantagem é que o sistema reduz os custos de coleta, já que há menos deslocamento de veículos para o transporte dos resíduos. Além disso, o lixo não fica exposto, evitando o mau cheiro e a presença de animais como ratos e baratas. E o container com o lixo seco é destinado para as cooperativas de reciclagem.



As lixeiras subterrâneas no calçadão próximo ao Farol da Barra, em Salvador



Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...