O município de Itaguaçu passa por uma situação crítica de estiagem. O Rio Santa Joana que abastece o município praticamente secou e para conseguir água para abastecimento da população a prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está fazendo poços artesianos.
Foram abertos quatro poços artesianos que levam água diretamente para o Saae. “Isso é o que está salvando a gente. Fizemos esses poços para ter um pouco de água para tratar para a população, senão nem água teria para tratar”, conta o diretor do Saee João Carlos Tietz.
Desde janeiro de 2015, um decreto da prefeitura determinou que a água só poderia chegar às casas à noite. Sem chuva, a situação se agravou e a água demora ainda mais para chegar nas casas.
O diretor do Saae explica que teriam que tratar 23 litros de água por segundo, mas hoje só está sendo tratada 16 L/s. “Com essa quantidade de água não é possível atender à demanda da população. Por isso a água demora a chegar no bairro. Porque a água passa por toda a cidade para depois chegar nos bairros”, explicou Tietz.
A Prefeitura de Itaguaçu também decretou situação de emergência. O prefeito Darly Dettmann pede a compreensão da população e a colaboração para que economizem água. O prefeito pede também que as pessoas não armazenem água em casa, para que os outros moradores também possam ser abastecidos.
Nordeste
Quase mil cidades do Nordeste estão em situação de emergência por causa da seca. O principal reservatório da região está quase sem água.Hoje, 129 municípios da Bahia estão em situação de emergência por causa da seca. São cerca de 1,3 milhão de pessoas afetadas, segundo a Defesa Civil. Esses municípios estão, principalmente, na faixa norte, pelo centro e até o sudoeste do estado. Nessas regiões, o volume de chuva ficou abaixo da média nos últimos meses. Pior: a chuva que caiu foi fraca, não foi aquela chuva forte que é boa para encher os reservatórios.
A situação se repete em todo o Nordeste. Os estados já decretaram situação de emergência em quase mil municípios. Na Paraíba e em Alagoas, 26 cidades estão em colapso total de água. E a previsão para os próximos meses não é nada animadora
“Estamos numa situação de El Niño, e ele deve se intensificar. Ele tem uma característica de tornar a estação chuvosa do Norte e do Nordeste seco. Em geral ele prejudica a estação chuvosa do Norte e do Nordeste”, afirmou Christopher Cunningham, meteorologista.
Rio Santa Joana que abastece Itaguaçu, secou.