1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

SOS ES Pede Criação de Site do Comitê da Crise Para Mariana

enviar por email

29/12/2015 - por Paulo César Dutra

         A entidade capixaba JUNTOS SOS Espírito Santo Ambiental  considerando que o desastre causado pela empresa Samarco Mineração em Mariana-MG contaminou todo o Vale do Rio Doce e o litoral do Estado do Espírito Santo, requereu junto ao Comitê de Crise para Mariana,  que seja providenciado a criação de um site para divulgação de todas as ações do governo. O Comitê é coordenado pela Chefe da Nação, Dilma Roussef.

           O documento enviado pelo presidente do Juntos SOS, Eraylton Moreschi Junior para todos os Membros do Comitê de Crise para Mariana é baseado no fato de que a defesa do meio ambiente é dever de todos e a publicidade é direito do cidadão. A Juntos sugere que o site oriente a todos os órgãos públicos e particulares envolvidos para encaminharem os dados de pesquisas de águas e solos afetados para a divulgação imediata no referido endereço eletrônico, a ser repassado para ampla divulgação da mídia.

         De acordo com as informações de pesquisadores, os rejeitos da tragédia de Mariana formaram um “tapete mortal” no fundo do Rio Doce e seus afluentes. Além disso, podem penetrar o solo e infiltrar no lençol freático, inviabilizando o plantio e o uso da água de poços.

         A exposição prolongada aos metais pesados é perigosa porque eles são facilmente absorvidos pelos organismos vivos. Entre os mais usados pela indústria, estão o mercúrio, arsênio, cádmio, manganês e chumbo. De modo geral, seu acúmulo no organismo prejudica as funções neurológicas, o sistema imune e o funcionamento dos pulmões, rins e fígado.

         Estudos apontam danos específicos conforme o tipo de metal. O mercúrio, por exemplo, atinge mais fortemente o cérebro, o coração, os rins e pulmões e o sistema imune. O excesso de cádmio está associado às disfunções renais, doença pulmonar obstrutiva, câncer de pulmão e comprometimento ósseo (osteomalacia e osteoporose).

         Chumbo atinge diretamente o funcionamento dos rins, o trato gastrointestinal, o sistema reprodutivo e faz lesões agudas ou crônicas do sistema nervoso, além de danos ao sangue.

         O excesso de manganês decorrente de exposições prolongadas pode causar rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza, problemas de memória, alucinações, doença de Parkinson, embolia pulmonar e bronquite.

         O arsênio está ligado ao aparecimento de lesões e câncer de pele, bexiga e pulmão e doenças vasculares.

Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...