A entidade capixaba JUNTOS SOS Espírito Santo Ambiental considerando que o desastre causado pela empresa Samarco Mineração em Mariana-MG contaminou todo o Vale do Rio Doce e o litoral do Estado do Espírito Santo, requereu junto ao Comitê de Crise para Mariana, que seja providenciado a criação de um site para divulgação de todas as ações do governo. O Comitê é coordenado pela Chefe da Nação, Dilma Roussef.
O documento enviado pelo presidente do Juntos SOS, Eraylton Moreschi Junior para todos os Membros do Comitê de Crise para Mariana é baseado no fato de que a defesa do meio ambiente é dever de todos e a publicidade é direito do cidadão. A Juntos sugere que o site oriente a todos os órgãos públicos e particulares envolvidos para encaminharem os dados de pesquisas de águas e solos afetados para a divulgação imediata no referido endereço eletrônico, a ser repassado para ampla divulgação da mídia.
De acordo com as informações de pesquisadores, os rejeitos da tragédia de Mariana formaram um “tapete mortal” no fundo do Rio Doce e seus afluentes. Além disso, podem penetrar o solo e infiltrar no lençol freático, inviabilizando o plantio e o uso da água de poços.
A exposição prolongada aos metais pesados é perigosa porque eles são facilmente absorvidos pelos organismos vivos. Entre os mais usados pela indústria, estão o mercúrio, arsênio, cádmio, manganês e chumbo. De modo geral, seu acúmulo no organismo prejudica as funções neurológicas, o sistema imune e o funcionamento dos pulmões, rins e fígado.
Estudos apontam danos específicos conforme o tipo de metal. O mercúrio, por exemplo, atinge mais fortemente o cérebro, o coração, os rins e pulmões e o sistema imune. O excesso de cádmio está associado às disfunções renais, doença pulmonar obstrutiva, câncer de pulmão e comprometimento ósseo (osteomalacia e osteoporose).
Chumbo atinge diretamente o funcionamento dos rins, o trato gastrointestinal, o sistema reprodutivo e faz lesões agudas ou crônicas do sistema nervoso, além de danos ao sangue.
O excesso de manganês decorrente de exposições prolongadas pode causar rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza, problemas de memória, alucinações, doença de Parkinson, embolia pulmonar e bronquite.
O arsênio está ligado ao aparecimento de lesões e câncer de pele, bexiga e pulmão e doenças vasculares.