A Jaguatirica de Itarana mostrou a sua força ao vencer uma luta contra o Beija-Flor de Santa Teresa na briga pelo direito de posse da Policia Militar Ambiental. Antes instalada no município Beija-Flor a Polícia Ambiental foi levada para o município da Jaguatirica deixando os políticos e lideres teresenses de queixo caído e sem força para resgatar o que era de direito deles.
Tudo começou no dia 19 de julho de 2014, quando uma jaguatirica invadiu as ruas da sede do município de Itarana e chamou a atenção dos moradores da cidade. O animal buscou refúgio em dois estabelecimentos comerciais da cidade (um restaurante e uma loja de roupas) e na ocasião foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental de Santa Teresa. O aparecimento do felino se tornou freqüente em Itarana e a Polícia Ambiental era sempre chamada para capturá-la.
E o Governo do Estado do Espírito Santo ao tomar conhecimento que as despesas da captura da Jaguatirica em Itarana estavam ficando muito caras para os cofres públicos, e em razão da crise econômica, decidiu mudar a Polícia Ambiental para a cidade da Jaguatirica. Como a captura do beija-flor é impossível e o pássaro não causa nenhum risco de agressão para a comunidade teresense, o Governo do Estado entendeu que melhor seria transferir de vez, a Polícia Ambiental para Itarana, para ficar mais próxima da Jaguatirica.
Escrevo essa história para revelar aos leitores que o pequeno município de Itarana, com seus 299,077 quilômetros quadrados e uma população de 10 881 habitantes, de acordo com o Censo IBGE/2010, conseguiu a façanha política de tirar do município de Santa Teresa (694,532 km² e uma população de 21.815 habitantes Censo IBGE/2010), o posto da Polícia Militar Ambiental!
Alguém poderia informar realmente qual foi o motivo da mudança de endereço da Polícia Ambiental? Os crimes ambientais de Santa Teresa serão fiscalizados como agora? Será que os teresenses vão ter que adotar uma Jaguatirica, para chamarem a atenção do Governo do Estado? O Município de Itarana tem mais problemas ambientais de que Santa Teresa ou foi o peso político que decidiu a mudança?Agora os teresenses vão ter que correr atrás da Jaguatirica, se quiserem salvar o beija-flor.