Por: Redação*
Um funcionário da Samarco, que trabalhava na Barragem de Fundão, prestou depoimento à Polícia Federal e contou que estava no local no exato momento em que ocorreu o rompimento. Segundo o técnico, que fazia uma inspeção na barragem, ele ainda chegou a ser arrastado pela lama e se salvou por pouco.
No momento do rompimento, o funcionário estava em uma caminhonete, a caminho da barragem. Tudo dentro do carro tremeu e ele confessou que achava que estava passando mal. Quando se deu conta, percebeu que a caminhonete estava flutuando e que a barragem estava "se desfazendo em pedaços". O técnico saiu então do carro e foi atingido pela lama. Após se agarrar a um galho de árvore, o funcionário conta que ficou rodando em redemoinhos e que chegou a engolir lama. O barulho no momento do acidente era ensurdecedor. O técnico conseguiu chegar a um ponto mais alto, tirou toda a roupa que estava encharcada de lama, ficou só de cueca e esperou pelo resgate.
O Fantástico teve acesso ao depoimento desta que é considerada uma testemunha crucial nas investigações do acidente ocorrido em Mariana. As investigações do Ministério Público apontam que uma alteração no desenho da barragem pode ter sido decisiva para a tragédia.