O médico Carlos Jaques Mazzei Ferreira, radicado em Linhares, amante da pescaria e da preservação ambiental, está iniciando um movimento para manter uma extinta plataforma como base pesqueira natural no litoral de Linhares, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. Trata-se da Plataforma de Cação, da Petrobrás, que está dentro dos limites do município de Linhares, que hoje representa o melhor pesqueiro da região de Pontal do Ipiranga e Barra Seca, servindo a pesca profissional e a pesca esportiva, gerando emprego e renda.
Segundo a informação de Carlos Jaques, a plataforma desativada, funciona como um "recife natural", no local a aproximadamente 30 anos , um atrativo de peixes, local de reprodução, inclusive do Mero, peixe em extinção. Serve a pesca submarina e não causa qualquer impacto ambiental.
“Aliás, impacto causara a retirada da plataforma, pois ja é rota das sardinhas, sardas, cavalas, chicharros e outros peixes de curso, além dos que vivem em suas bases. Enquanto no mundo criam-se recifes artificiais com navios (o Victoria em Guarapary), ônibus ou grandes blocos de cimento ( em Florianopolis, no projeto Mero ) , aqui querem gastar dinheiro para retirar um recife artificial já considerado "natural", disse Jaques.
Segundo Jaques, Linhares tem perdido tudo, petróleo, Rio Doce, lagoas, e outras coisas mais, para que o município não perca uma atração turística, esportiva e profissional, ele está mas a campanha a "PLATAFORMA É NOSSA", para lutar para que ela permaneça no mesmo lugar, gerando emprego, renda e turismo. Quem desejar entrar nesta campanha faça contatos pelo e-mail: cajamafa@uol.com.br
Ao fundo a plataforma desativada que é um grande pesqueiro natural e renovável.