Da: Redação*
Essa é a primeira vez em que o lago Saint-Martin, localizado em Paris, França, considerado um dos mais antigos, recebe tratamento de limpeza. Mas o que de fato despertou o interesse de muitos curiosos, não foi exatamente a ação de limpeza que o governo realizou, mas, sim o que foi encontrado no fundo do canal, absolutamente bizarro.
Não é fácil limpar um lago, às vezes esse trabalho em diferentes partes do mundo, é realizado sem fazer a drenagem, ou seja; a remoção de lixo basicamente é feita removendo tudo o que for possível, porém para uma verdadeira “varredura” retirar tudo o que fica acumulado no fundo, a melhor opção é drenar. Foi o que fizeram com o canal Saint-Martin, para que ele volte a ser visto como um dos mais charmosos da cidade romântica.
O lago estava muito sujo, não poderia mais continuar como estava, por isso a decisão do lago ser drenado foi assertivo, mas o que o que o foi encontrado causou muita surpresa.
Em 2001 houve uma abordagem sobre drenar o canal, mas foi deixado para depois por uma série de dificuldades, era preciso um planejamento mais elaborado.
No dia em que os operários deram início ao trabalho de drenagem no lago, moradores da região ficaram interessados, mas sem pensar no que iriam ver depois. Foram removidos do fundo do lago, cerca de 40 toneladas de lixo de praticamente todo o tipo de objeto, muitos deles misteriosos.
Os operários encontraram bicicletas, dezenas de garrafas de vinho, ciclomotores, objetos muito antigos, inclusive uma arma. Dentre os mais atuais, muitos telefones celulares, como se o fundo do lago escondesse uma passagem do tempo, um pouco da era antiga com objetos de hoje em dia.
Para as pessoas que acompanharam o processo de limpeza, foi como ver partes da antiga história, por meio dos objetos que costumavam usar.