A Rua 25 de Março em São Paulo só pensa em 25 de dezembro! Na Rua da Alfândega do Rio não há limites para as novidades importadas da China! Nos shoppings centers de todo o Brasil os corredores estão entupidos de gente buscando nas vitrines inspirações que caibam no bolso! Dezembro é hora de comprar!
Não estamos tão vorazes como em outros anos, desiludidos com o paraíso tropical das promessas de um país do futuro, que avisa não ter chegado.
Passamos o ano todo lutando contra as adversidades,trabalhando horas a fio pelo pão de cada dia, cuidando de toda sorte de a fazeres inadiáveis que nossa vida moderna criou.
Mas agora vamos dar uma pequena pausa no tempo e na lógica. Na calota superior do planeta um ator de Hollywood anuncia que deu presentes de quase 200 mil dólares para a filhinha. Seu cartão de crédito não deixa resíduos sólidos após cortar as maquininhas a cada transação. E você diz: “Eu mereço!”.
Bom para o voraz caixa abalado do país, que precisa dividir as mancadas e pedaladas com o seu mercado interno.
Bom para você, que se sente recompensado(a) pelo esforço de todo um ano!
Bom para seus parentes e amigos em que as trocas consolidam amizades.
Comprar por telefone, comprar pela Internet, comprar, comprar, comprar.
Comemorar, receber e dar!
Mas se o bolso em crise se recusar a colaborar, nada está perdido. Vamos celebrar a alegria de viver, a amizade, o amor!
Vou aproveitar o clima para fazer uma pausa na coluna, voltando no primeiro domingo de 2016. A todos vocês leitores queridos desejo boas festas e um ano novo de energias renovadas, para que cada qual tenha a satisfação de fazer a sua parte por um Brasil digno.
Assim, estamos juntos e, por isso, mais fortes!
Foto: FreeDigitalFotos