Por: Redação*
Buscando trazer um novo olhar para os negócios, o Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças do ES (IBEF-ES) inicia a 3ª edição dos Fóruns Temáticos 2018. O primeiro será no dia 30 de agosto com o tema Gestão Estratégica e Sustentável, a partir de cases da Nestlé e Fazenda da Toca, das 8h às 10h30.
Neste ano, o tema principal é o conceito criado pelo professor Michael Porter, da Universidade de Harvard, EUA: criação de valor compartilhado, conhecido como CREATING SHARED VALUE. O objetivo do conceito é aplicar políticas de impacto social nos processos da empresa, o que implica no envolvimento direto com o dia a dia das comunidades e mudança de comportamento dos funcionários. Será uma manhã inteira de conhecimento e histórias que podem inspirar outros empresários.
Valor compartilhado reinventa empresas capixabas
Especialista do IBEF-ES explica que, do pequeno ao grande empresário, é possível investir no conceito e aumentar sua lucratividade
A busca de lucro por meio do envolvimento das empresas com questões sociais e ambientais tem representado uma nova era para o mundo corporativo. Chamado de valor compartilhado, o conceito surgiu nos Estados Unidos e começa a chamar atenção dos empresários no Brasil como uma boa estratégia de negócio, e a situação não é diferente na Grande Vitória.
O objetivo é aplicar políticas de impacto social nos processos da empresa, o que implica no envolvimento direto com o dia a dia das comunidades e mudança de comportamento dos funcionários. "No lugar de interesses econômicos e financeiros de curto prazo, entra em cena a busca pelo lucro calculado em impactos sociais, culturais e ambientais positivos", salienta Flávia Rodriguez, vice-presidente de marketing do IBEF-ES.
Mais do que uma nova tendência, trata-se de um novo propósito. Em vista das mazelas sociais e econômicas que ainda persistem no Brasil e no mundo, o valor compartilhado representa a chance de reinvenção das empresas, em diálogo aberto e transparente com a sociedade.
Nova era nos negócios
De acordo com a especialista, que realizou o treinamento em Harvard (EUA) com os idealizadores do conceito Michael Porter e Mark Kramer, o valor compartilhado irá se firmar como uma nova era nos negócios. "Os consumidores estão cada vez mais exigentes e o cenário de competição ainda maior. A partir desse conceito, cria-se diferencial competitivo entre as empresas”, ressalta.
“Buscando solucionar questões sociais e ambientais como centro estratégico do negócio há diversos ganhos: para a sociedade, gera receita para as empresas e maior atração dos clientes. Há um movimento do capitalismo consciente que vai muito nessa linha, as pessoas passaram a perceber a importância de tais problemas. O valor compartilhado é o futuro do mundo corporativo”, acrescenta Rodriguez.
ES começa a visualizar a importância
Os profissionais de marketing, de finanças e da área comercial precisam trabalhar integrados as outras áreas. Só assim é possível promover mudanças. Empresas no Espírito Santo já começaram a incorporar iniciativas na gestão como Nestlé, Fibria, ArcelorMittal, entre outras.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.foruns-tematicos-ibefes.org.br. Para mais informações: (27) 3327-7825. www.resultate.com.br