A 5ª Corrida Vale que será realizada no próximo dia 1º de novembro, na área industrial do Complexo Tubarão (usinas de pelets, ferrovia de desembarque de minério, pátios de estocagem de minério e carvão e porto para exportação de minério e importação de carvão mineral), em Vitória, Estado do Espírito Santo, surpreendeu aos médicos, o alergista José Carlos Perini e o cardiologista José Aid Sad, que fizeram suas manifestações preocupados com a saúde dos atletas participantes deste evento.
O presidente da entidade Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Júnior, que já se posicionou contra essa corrida dentro da área industrial da Vale, foi quem recebeu a manifestação dos médicos. Moreschi voltou a dizer que “não tenho a menor dúvida de que esta proposta da VALE, em fazer a 5ª Corrida Vale, no interior do Complexo de Tubarão, é uma afronta a todas as autoridades capixabas, principalmente as da Saúde”.
Médicos
O médico alergista José Carlos Perini disse. “fiquei surpreso com a proposta da Vale de realizar a sua 5ª Corrida Vale dentro da sua área industrial em Tubarão. Pode ser que a façam a corrida na sua área de cinturão verde ou dentro de sua reserva com menos riscos a saúde mas saliento os riscos d e realizar atividades físicas aeróbicas de grande performance como uma corrida de resistência dentro de uma área industrial de mineração junto as áreas de produção . Com certeza ninguém vai morrer mas é temerário para o sistema respiratório dos atletas já que é conhecido que os índices de poluição de partículas PM 2,5 e PM10 definidos como normais pelo CONOMA são muito acima do que a OMS determina como o máximo tolerável para a saúde”.
O médico cardiologista Jose Aid Sad revelou que “após toda a discussão no plenário da assembléia legislativa e com todos os dados e documentos apresentados da relação direta da poluição e doenças cardiovasculares,inclusive com a recomendação de alerta a população de evitar realizar atividade física nos dias mais quentes e com maior índice de poluição, fica difícil compreender a atitude da Vale de colocar em risco a saúde das pessoas que vierem a participar deste evento. Devemos e temos a obrigação de alertar as autoridades sobre o risco que estas pessoas podem correr com este evento”.
A corrida foi autorizada hoje, dia 17.10.2015, conforme consta no Calendário de Corridas de Ruas da Federação Capixaba de Atletismo – FECAt. A corrida está programa para começar às 8 horas, do dia 1º de novembro próximo.
Equipamentos obrigatórios na 5ª Corrida Vale, na área industrial de Tubarão.