1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Médicos Ficam Surpresos com Corrida Dentro do Complexo Industrial da Vale

enviar por email

17/10/2015

        A 5ª Corrida Vale  que será realizada no próximo dia 1º de novembro, na área industrial do Complexo Tubarão (usinas de pelets, ferrovia de desembarque de minério, pátios de estocagem de minério e carvão e porto para exportação de minério e importação de carvão mineral), em Vitória, Estado do Espírito Santo, surpreendeu aos médicos, o alergista José Carlos Perini e o cardiologista José Aid Sad, que fizeram suas manifestações preocupados com a saúde dos atletas participantes deste evento.

        O presidente da entidade Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Júnior, que já se posicionou contra essa corrida dentro da área industrial da Vale, foi quem recebeu a manifestação dos médicos. Moreschi voltou a dizer que “não tenho a menor dúvida de que esta proposta da VALE,  em fazer a 5ª Corrida Vale, no interior do Complexo de Tubarão, é uma afronta a todas as autoridades capixabas, principalmente as da Saúde”.

Médicos
 
        O médico alergista José Carlos Perini disse. “fiquei surpreso com a proposta da Vale de realizar a sua 5ª Corrida Vale dentro da sua área industrial em Tubarão. Pode ser que a façam a corrida  na sua área de cinturão verde ou dentro de sua reserva com menos riscos a saúde  mas saliento os riscos d e realizar atividades físicas aeróbicas de grande performance como uma corrida de resistência dentro de uma área industrial de mineração junto as áreas de produção . Com certeza ninguém vai morrer mas é temerário para o sistema respiratório dos atletas já que é conhecido que os índices de poluição de partículas PM 2,5 e PM10 definidos como normais pelo CONOMA são muito acima do que a OMS determina como o máximo tolerável para a saúde”. 
 
      O médico cardiologista Jose Aid Sad  revelou que “após toda a discussão no plenário da assembléia legislativa e com todos os dados e documentos apresentados da relação direta da poluição e doenças  cardiovasculares,inclusive com a recomendação de alerta a população de evitar realizar atividade física nos dias mais quentes e com maior índice de poluição, fica difícil compreender a atitude da Vale de colocar em risco a saúde das pessoas que vierem a participar deste evento. Devemos e temos a obrigação de alertar as autoridades sobre o risco que estas pessoas podem correr com este evento”.
 
     A corrida foi autorizada hoje, dia 17.10.2015, conforme consta no Calendário de Corridas de Ruas da Federação Capixaba de Atletismo – FECAt. A corrida está programa para começar às 8 horas, do dia 1º de novembro próximo.


Equipamentos obrigatórios na 5ª Corrida Vale, na área industrial de Tubarão.


Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...